Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 06 de Setembro de 2021 às 06:23
Por: Jessica Bachega/Gazeta Digital

    Imprimir


Inaugurado em 2004, o Museu Histórico do Estado de Mato Grosso passou por altos e baixos no decorrer de sua trajetória e ficou fechado por meses. Agora ele vive sua mais longa temporada sem receber público e não tem sequer previsão de reabertura.


Em 2017, o espaço foi fechado e uma reforma foi anunciada em 2019. Contudo, a revitalização está parada e o acervo segue no local, sem qualquer reparo.


“Isso é preocupante. Há raridades ali, principalmente fotos, que precisam de cuidados para conservação. É recomendado até a digitalização nesse material para que ele não se perca”, afirma o escritor Anibal Alencastro, que foi administrador do museu entre 2008 e 2010.


O escritor conta que Marli Pommot, conhecida como “guardiã da memória mato-grossense” foi quem participou da idealização e fundação do museu. Estabeleceu as salas e a configuração do museu, com a equipe da Secretaria de Estado de Esportes e Cultura de Mato Grosso. Logo após, Anibal deu continuidade ao trabalho. Marli Pommot morreu de covid-19 em 31 de dezembro de 2020.


Anibal Alencastro conta que quando assumiu a gestão do Museu, colocou uma sala de cinema no espaço, com reprodução de filmes no horário do almoço. Em homenagem à Marli também foi batizada uma sala com seu nome.

Luiz Leite

Museu Histórico de Mato Grosso

Placa foi arrancada

Organizada seguindo a ordem cronologia da história brasileira, o museu tem sala dedicada à capitania, império, história de Mato Grosso com todos os governadores e episódios importantes como a Guerra do Paraguai. Posteriormente foi coberto o espaço no pátio interno e colocada uma cafeteria no local, tornando o prédio um local de lazer e cultura.


O historiador lembra que os livros de visitação eram cheios, principalmente por conta de agendamentos de escolas, que levavam os estudantes ao local para uma aula sobre a história do estado. Estudantes de níveis superiores também frequentavam o espaço para pesquisa, além de moradores e turistas que viam ali uma opção de entretenimento.


“Eu fico muito preocupado com o material que tem lá. Tem coisas muito valiosas que estão se perdendo sem os devidos cuidados. São registros preciosos da nossa história que estão armazenados e podem se deteriorar. As fotografias amarelam e logo estragam, é preciso que sejam digitalizadas. Ali também há canhões da Guerra do Paraguai, muitos livros, maquetes, que são tesouros da nossa história”, relata.


Na avaliação do escritor falta cuidado e incentivo para que o público visite e valorize o museu. Assim como é em outras cidades, onde os museus são pontos turísticos.

Aníbal Alencastro

Anibal Alencastro foi gestor do espaço por 3 anos

De acordo com o estudioso, o prédio do museu por si é uma obra histórica, ele marca a imigração de estrangeiros, principalmente italianos, para a região. Sua inspiração Renascentista é marco do final do século 19.


Tombado pelo Estado em 1983, sob Portaria n° 03/83, o prédio já abrigou a Tesouraria Provincial do Estado, a Biblioteca Pública Estadual (1912-1914), a Secretaria de Educação e Cultura, a Escola Barão de Melgaço (1970-1982) e a Secretaria de Estado de Turismo (1983-2003.

Reforma
Anunciada em setembro de 2019, a revitalização foi orçada em R$ 180 mil e deveria ter sido entregue em novembro, mas o projeto está parado.


Outro lado
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) foi procurada, questionada sobre a conclusão da reforma e encaminhou a seguinte nota:


“A reforma do Museu Histórico de Mato Grosso teve início em 2019, mas precisou ser paralisada porque o contrato terminou sem que todos os serviços fossem concluídos. Atualmente, a Secel está em processo de adesão à uma Ata de manutenção predial para concluir a reforma. Assim que a ata for assinada e formalizada, poderemos informar as datas previstas para a retomada e para a entrega da obra”.
Todo o acerto segue armazenado no prêmio.

Galeria de fotos

Previousimage

image

image

image

Next

image

image

image

image






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/446180/visualizar/