Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 08 de Setembro de 2021 às 22:06
Por: Widson Ovando | Fapemat

    Imprimir


Compostos da árvore cedro são analisados por pesquisadores da UFMT — Foto: Fapemat/Divulgação
Compostos da árvore cedro são analisados por pesquisadores da UFMT — Foto: Fapemat/Divulgação

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estudou compostos bioativos da árvore conhecida como Cedro (Cedrela odorata) para o controle do colesterol e diabetes. Coordenados pela dra. Mayara Peron Pereira, os pesquisadores tiveram resultados promissores no uso de compostos para o tratamento de excesso de gordura no sangue.

O denominado “Estudo químico-farmacológico dos polifenóis da Cedrela odorata sobre a síntese hepática de ácidos graxos” é desenvolvido no campus de Cuiabá da UFMT e é fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A coordenadora da pesquisa, Mayara Peron, lembra que o cedro já é utilizado de forma empírica pela população de Mato Grosso e esse estudo pode corroborar par o uso seguro e eficaz da espécie. Além disso, o trabalho aumenta o conhecimento sobre o uso sustentável da região amazônica e do Cerrado. “Esse trabalho visa fomentar a pesquisa multidisciplinar entre os bolsistas e demais participantes do projeto, estimular a participação de meninas e mulheres na pesquisa na área da Química”, afirma a pesquisadora.

análises de compostos Bioativos
Créditos: Arquivo/pesquisadora






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/446263/visualizar/