Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 20 de Setembro de 2021 às 06:29
Por: Tylcéia Tyza - Especial para o GD

    Imprimir


Ao alcançar a idade média entre 45 e 55 anos, toda mulher inicia o que chamamos de climatério, que é o período de transição da fase reprodutiva para a de pós-menopausa.

No fim desse período, a mulher atinge a menopausa, ou seja, o último ciclo menstrual feminino, quando os ovários param de funcionar; situação confirmada somente após 12 meses consecutivos de amenorreira (ausência de menstruação).

Este período de transição tem uma duração variável em cada mulher, e gera alterações no ciclo menstrual e sintomas típicos, conforme explica a médica ginecologista e obstetra, Liliane Brianeze. “Existem vários sintomas que podem ocorrer, mas acredito que o que mais incomoda são os fogachos (episódio súbito de calor). Além dele, existem outros sintomas: Alteração de humor, perda da libido, irritabilidade, insônia, pele seca e ressecamento vaginal”.

Foto: Arquivo PessoalLiliane Brianeze, médica ginecologista e obstetra

Embora apresente diversos sintomas, muitas mulheres acreditam terem entrado no período de menopausa após alguns meses sem que ocorra a menstruação, e se surpreendem com o retorno desse ciclo regular, porém, ainda que gere dúvidas, essa é uma característica comum da perimenopausa. "A perimenopausa consiste no período de tempo em que se manifestam os primeiros sintomas e termina com a ausência da menstruação por 1 ano. Este período de transição tem duração variável de mulher para mulher, e é caracterizado por alterações no ciclo menstrual e por sintomas típicos", explicou a médica ginecologista .

Dicas para aliviar o sintomas

Passar por transições já não é fácil, e quando elas surgem acompanhadas de sintomas desagradáveis, como é o caso da menopausa, tudo piora.

Por isso, Gazeta Digital, conversou com a nutricionista Ariane Bez, que trouxe dicas de como enfrentar essa fase e quais alimentos evitar. “De modo geral, os alimentos que vão aumentar a ansiedade e irritabilidades nesse período são o excesso de café, pimenta, excesso de farinhas brancas (que vão aumentar a condição inflamatória do organismo) e alimentos ultraprocessados.

Entre os sintomas que mais afetam as mulheres está o fogacho, e para amenizá-lo, a nutricionista recomenda o consumo de soja e semente de linhaça, podendo ser ingerida de forma natural ou por suplementação.

Foto: Arquivo pessoal

Ariane Bez Nutricionista

Nutricionista Ariane Bez dá dicas de alimentos para aliviar sintomas

Além disso, para aliviar outros efeitos, a Dra. Ariane afirma que é preciso manter uma base alimentar natural, apoiada em vegetais, frutas e legumes como fonte principal de nutrientes durante o climatério; assim, é possível melhorar os efeitos da menopausa e retardá-la. “Em nenhum processo um alimento por si só faz milagres, mas dentro do contexto de uma alimentação equilibrada, uma boa fonte [para retardar o processo de menopausa] são alimentos antioxidantes como o chá de amora, alimentos ricos em vitamina E, como ovos e peixes, vitaminas do complexo B, como cereais, leites e derivados, brócolis e abóboras”. Ainda de acordo com a nutricionista, alimentos anti-inflamatórios também devem ser consumidos; entre eles estão a semente de chia e salmão.

Infelizmente, muito embora alguns alimentos naturais possam ajudar a saúde da mulher durante a menopausa, o uso de outros tratamentos também são recomendados.

Conforme a ginecologista Dra. Liliane Brianeze, o ressecamento vaginal é um sintoma que atrapalha muito as mulheres nessa fase, por trazer desconforto durante a relação sexual; assim, sugere alguns tratamentos alternativos e não medicamentosos podem ajudar:

- Hidratantes vaginais: são hidratantes usados via vaginal que amenizam o ressecamento

- Laser íntimo: é o mais moderno dos tratamentos, ele age fazendo uma hiper-hidratação das células locais e ainda faz estímulo de colágeno, melhorando o ressecamento.

Ainda para ajudar as mulheres que desejam aderir a uma alimentação mais saúdavel, a nutricionista Ariane Bez preparou uma dieta ideal para o período de menopausa. Confira abaixo.

Sugestão de dieta para mulheres em menopausa

Café da manhã:

- Chá verde sem açúcar

- 1 xícara- Farofa de ovos e aveia

- Preparar os ovos + cenoura ralada + espinafre + 1 colher de chá semente de girassol + cúrcuma, alho, orégano em frigideira untada com azeite de oliva. Acrescentar farelo de aveia.

- Mamão + semente de chia

Almoço:

- Salada Mix de folhas, tomatinhos, brócolis, cenoura e pepino japonês temperados com azeite de oliva extravirgem, sal e limão

- Tabule de quinua - Peito de Frango grelhado

- Sobremesa: chocolate 70%

Jantar:

- Salada de folhas, mussarela de búfala e tomate seco

- Um prato de sobremesa temperado com azeite de oliva extravirgem, sal e limão.

- Vinagrete de grão de bico

- Arroz integral

- Salmão assado

- Sobremesa: Mexerica





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/446665/visualizar/