Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 22 de Setembro de 2021 às 16:24
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A banana, uma das frutas mais consumidas no país, tem origem asiática, mas chegou ao Brasil pelos portugueses. Prática e deliciosa, a fruta adaptável ao clima tropical hoje é cultivada em diversas regiões e exportada para todo o mundo, tendo, inclusive, uma data especial em sua homenagem, nesta quarta-feira (22.09), quando se comemora o Dia da Banana.



A fruta é versátil e pode ser consumida fresca, cozida, frita, desidratada ou assada, além de usada em receitas doces e salgadas. Também pode ser transformada em farinha, servindo como suplemento alimentar.



Bruno Kimura, chefe de cozinha do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, nas unidades de Poconé e Rosário Oeste, em Mato Grosso, ensina a fazer a tradicional farofa de banana cuiabana, com aquele toque secreto para deixá-la deliciosa. "O segredo é fritar a banana primeiro no óleo e depois colocar na manteiga com cebola e alho refogados", confidencia o chefe. O prato é servido geralmente acompanhado de Maria Izabel, composto de arroz e carne seca, típico de Cuiabá.



Variedades não faltam da fruta, sendo as mais conhecidas Prata, Maçã, Terra, Nanica e Ouro, com diferentes tamanhos e colorações, mas todas ricas em nutrientes e vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, além de ser fonte de fibra, potássio, antioxidantes e carboidratos.



Para aproveitar as diversas opções, Bruno indica mais duas receitas diferentes e deliciosas utilizando a banana: o ceviche e o vinagrete de banana nanica.



Confira as receitas e bom apetite:



Farofa de banana da terra madura (rende 6 porções)
Ingredientes:
2 bananas da terra maduras com manchas escuras na casca
300ml de óleo de soja
100g de cebola
20g de alho
50g de manteiga
300g de farinha de mandioca
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cheiro-verde a gosto



Preparo:
Em uma panela ou frigideira, torre a farinha de mandioca e reserve. Descasque as bananas e corte-as em cubos pequenos. Aqueça o óleo e frite a banana cortada até dourar. Escorra a banana e reserve. Em outra panela ou frigideira, aqueça a manteiga e refogue a cebola cortada em cubos pequenos e o alho picado. Adicione a banana e misture. Acrescente a farinha de mandioca torrada e misture bem. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde.




Vinagrete de banana nanica (rende 6 porções grandes)
Ingredientes:
300g de banana nanica madura
500g de tomate
150g de cebola roxa
200ml de azeite
100ml de vinagre maçã
Cheiro-verde a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto



Preparo:
Corte as bananas, tomates e a cebola em cubos pequenos e coloque em um recipiente fundo. Misture o restante dos ingredientes e tempere com sal e pimenta-do-reino.



Ceviche de banana da terra (rende 6 porções grandes)
Ingredientes:
500g de banana da terra madura descascada
150g de cebola roxa
10g de gengibre fresco
1 unidade de pimenta dedo-de-moça ou 20 unid. de pimenta biquinho
10g de pimenta de cheiro
150ml de suco de limão
50ml de suco de laranja
15ml de mel ou melado de cana
20ml de azeite
Coentro a gosto
Sal a gosto



Preparo:
Corte as bananas ao meio (de comprido) e depois em meia lua fina e reserve em um recipiente fundo. Corte a cebola em tiras finas e reserve com a banana. Descasque o gengibre e rale com um ralador. Dispense as fibras e reserve o restante. Corte a pimenta em rodelas bem finas ou em cubinhos. Caso utilize a pimenta biquinho, coloque-a inteira. Corte a pimenta de cheiro como a pimenta dedo de moça. Extraia o suco do limão sem espremê-los demais, para que o sumo da casca não interfira no sabor do suco. Extraia o suco da laranja, coado para retirar as sementes. Junte os ingredientes e misture até ficar homogêneo. Tempere com sal e coentro. Caso algum convidado não goste de coentro, utilize somente no final colocando as pontas com duas ou três folhas por cima da preparação. Assim pode ser retirado facilmente e ainda serve de decoração.



*Obs.: Se a banana não estiver muito madura, depois de cortá-la, escalde rapidamente em água quente e resfrie.



Dicas:
Para servir bem gelado, coloque a preparação na geladeira sem o suco de limão e laranja. Adicione e misture o suco somente no momento de servir.
Pode ser servido acompanhado de chips diversos como mandioca, batata doce e banana verde.
Para aproveitamento integral, pode ser utilizada também a casca da própria banana cortada em cubinhos, quando bem higienizada.
Experimente também com leite de coco fresco.



Onde encontrar - Todas as variedades de bananas e demais ingredientes necessários para receitas incríveis e saborosas podem ser encontrados nas lojas do Fort Atacadista. Em Mato Grosso, as lojas estão presentes nas Avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, e na Avenida da FEB, em Várzea Grande.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/446771/visualizar/