Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 08 de Outubro de 2021 às 11:06
Por: Emily Magalhães e Wellington Sabino/Folha Max

    Imprimir


Diante de um cenário que promete uma acirrada disputa para a única vaga ao Senado no pleito de 2022, nos bastidores políticos de Mato Grosso muita gente aposta num possível recuo do senador Wellington Fagundes (PL) em seu projeto de reeleição, para disputar a Câmara dos Deputados. Ele, no entanto, descartou de vez essa possibilidade.

“Essa hipótese não existe. É natural a minha candidatura a reeleição, é o meu foco e vou trabalhar pra isso”, avisou Fagundes, durante entrevista na manhã desta sexta-feira (8).

Na leitura de quem acompanha a movimentação do “xadrez” político, um possível recuo de Fagundes na busca por outro mandato no Senado envolve diversos fatores. O principal deles é o poderio financeiro e político do grupo liderado pelo governador Mauro Mendes (DEM), que tem o vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido), como principal interessado na vaga a ser aberta no Senado no próximo ano.

No pleito suplementar de 2020, para preencher a cadeira de Selma Arruda (Podemos), cassada por crime de caixa 2 e abuso de poder econômico, Otaviano Pivetta, ainda filiado ao PDT, se lançou pré-candidato, iniciou sua pré-campanha e até participou das convenções partidárias para confirmar seu nome, realizada em março.

No entanto, após o início da pandemia de Covid-19, a eleição que estava marcada para abril foi adiada para novembro. Nesse período, Mauro Mendes entrou em cena e demoveu de Pivetta a ideia de disputar o Senado, pois a preferência do governador era eleger o então senador tampão Carlos Fávaro (PSD). E assim foi feito, com Fávaro eleito para o senado na vaga de Selma Arruda.

Nesse contexto, a mais forte hipótese é de que foi firmado um compromisso entre Mauro Mendes e Pivetta para ele ser o candidato do grupo ao Senado em 2022. E agora, no mesmo grupo de Mendes ainda tem o ex-senador Cidinho Santos (PSL) e o deputado federal Neri Geller (PP) também interessados na vaga de senador.

Dessa forma, a reeleição de Wellington Fagundes ainda gera dúvida para quem acompanha de perto as alianças e acordos políticos bem como a movimentação das peças no tabuleiro político. Ele, no entanto, garante que não recua de buscar um segundo mandato de oito anos como senador. “Não pretendo ser candidato a deputado federal, não tem possibilidade. Até porque já fui seis mandatos como deputado federal, o amadurecimento, o trabalho no Senado creio que tem sido muito profícuo, então o meu foco seria a candidatura à reeleição”, enfatizou o senador.

VACINA DA COVID COMO TRUNFO

O senador Welliington Fagundes, de antemão, revela que uma de suas estratégias a ser adotada na campanha eleitoral, será mostrar seu trabalho em prol da vacinação contra a Covid-19, seu empenho para ajudar na produção de uma vacina brasileira.

Fagundes foi o relator da Comissão Temporária da Covid-19 e autor de um projeto de lei que autoriza o uso de estruturas industriais destinadas à fabricação de produtos de uso veterinário na produção de vacinas contra a covid-19 no Brasil. A proposta resultou na Lei 14.187, de 2021, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em julho deste ano.

“Quero dar uma boa noticia pra vocês, a questão das vacinas. Eu tenho trabalhado muito nessa área porque a vacina está comprovado que é o caminho pra gente resolver, ou seja, sair da pandemia e agora no dia 29 teremos lá em Salvador o lançamento, aplicação da primeira vacina 100% brasileira, com toda tecnologia, isso vai permitir que até o final do ano a gente possa então ter vacina brasileira para os brasileiros e até para poder exportar”, comentou Wellington Fagundes, deixando claro que esse será um de seus motes de campanha.

“Ontem nós estivemos na Comissão de Orçamento liberando mais recursos pra que o Ministério da Ciência e Tecnologia possa avançar realmente a gente trazer mais esperanças pro Brasil”, colocou o senador.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/447315/visualizar/