Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 11 de Outubro de 2021 às 14:06
Por: Arthur Santos da Silva/Olhar Direto

    Imprimir


O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) manifestou sua insatisfação sobre parecer da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) requerendo manutenção de Max Russi (PSB) como presidente da Mesa Diretora. Conforme Botelho, o plenário da Casa de Leis deveria ter sido consultado antes de qualquer contato junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Quando se fala em nome da Casa, o plenário tem que ser ouvido, e não foi”, disse Botelho ao Olhar Direto. O deputado, porém, descartou a possibilidade da manifestação gerar um problema entre os parlamentares.

“Já está tudo resolvido. Conversei com o Max, acho que foi precipitado, mas já está resolvido”, salientou. O membro da ALMT disse ainda que de sua parte, não haverá manifestação junto ao Supremo.

Procurador-Geral da Assembleia Legislativa em Mato Grosso (ALMT), Ricardo Riva pediu ao STF, na sexta-feira (8), que seja apreciada a possibilidade de se manter o resultado de eleição para Mesa Diretora que escolheu o deputado estadual Max Russi presidente.

Em fevereiro de 2021, com 20 votos sim, um não e dois brancos, o deputado Max Russi foi eleito e tomou posse no lugar de Botelho. O pleito obedeceu a liminar do ministro Alexandre de Moraes, que vedou recondução na Mesa. Agora o processo é examinado em seu mérito.

Na manifestação, datada de sexta-feira (8), o procurador-geral da ALMT afirma que a Casa de Leis já aprovou e promulgou uma emenda constitucional que proíbe a reeleição a qualquer cargo da Mesa Diretora, dentro da mesma legislatura. Haveria assim, a perda do objeto da ação.

O caso

No dia sete de outubro, o ministro Gilmar Mendes, do STF, devolveu ações que julgam possibilidade de recondução. O magistrado havia pedido vista. Processos voltam para julgamento virtual entre os dias 22 de outubro e três de novembro. Há a possibilidade de o deputado Botelho ser reconduzido.

O ministro Alexandre de Moraes, relator, já havia votado confirmando liminar que determinou a realização de nova eleição na ALMT. Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes se manifestaram pelo restabelecimento de Mesa presidida por Eduardo Botelho, proibindo reconduções apenas em casos futuros.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/447375/visualizar/