Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 04 de Novembro de 2021 às 09:24
Por: Da Reuters

    Imprimir


Comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 31,3%
Comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 31,3%

Os preços mundiais dos alimentos subiram pelo terceiro mês consecutivo em outubro, para atingir um novo recorde nos últimos 10 anos, impulsionados novamente por aumentos entre cereais e óleos vegetais, informou a agência de alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira (4).

O índice da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), que acompanha os preços internacionais das commodities alimentares mais comercializadas globalmente, teve média de 133,2 pontos no mês passado, em comparação com 129,2 em setembro.

O registro de outubro foi o maior desde julho de 2011. Comparado com o mesmo período do ano passado, o índice subiu 31,3%.

Os preços das commodities agrícolas aumentaram expressivamente nos últimos meses, impulsionados por retrocessos na colheita e a forte demanda.

Inflação do Brasil

No Brasil, os preços dos alimentos têm sido fortemente afetados pela inflação. O IPCA-15 subiu 1,12% em outubro, o maior valor para o mês desde 1995. O grupo de alimentos e bebidas teve alta de 1,38% no período, impulsionados principalmente pelos preços do tomate (23,15%) e da batata inglesa (8,57%).

A carne, que tem sido a principal vilã dos últimos meses, registrou queda de 0,31% após 16 meses seguidos de aumento. Mesmo assim, o preço do produto segue elevado e já levou a mudanças de hábitos dos brasileiros.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a procura por carnes dianteiras, consideradas de segunda, superou a demanda por partes mais nobres do boi, em agosto deste ano, nos açougues e hipermercados do país.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/447964/visualizar/