Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 14 de Dezembro de 2021 às 17:52
Por: Protásio de Morais | Secom-MT

    Imprimir


Cuiabaratotal também é o título escolhido para livro póstumo lançado pela editora Carlini e Caniato e documentário que traça perfil do artista

A | A

“Ele escrevia aforismos, sobre crítica política, escrevia poesia, teoria literária, crítica literária, problematizava a literatura, pintura, às vezes não se sabe o que fazer com tanta coisa, a potência da escrita dele é muito grande”, assim a professora Marília Valderez definiu a obra do escritor e poeta Antônio Sodré, Mestre da Cultura mato-grossense.

O projeto que lhe atribui devido reconhecimento por sua contribuição a várias linguagens artísticas, é o Cuiabaratotal, selecionado no edital Mestres da Cultura, realizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Governo Federal.

Cuiabaratotal é o título escolhido para livro póstumo lançado pela editora Carlini e Caniato e também do documentário que traça o perfil do artista. A obra está disponível para download gratuito no site da editora e o documentário pode ser visto no canal oficial da Carlini e Caniato no YouTube. No média-metragem de 30 minutos, amigos e parceiros de Antônio Sodré falam das vivências e fazem observações sobre a trajetória do multiartista, que passeava com desenvoltura entre a poesia e a música, tendo suas principais canções gravadas pelas bandas Biniditus e Caximir.

O editor Ramon Carlini, também responsável pela publicação do livro Empório Literário, livro de estreia de Sodré, exalta a qualidade do conteúdo. “O livro Cuiabaratotal é uma síntese do que há de melhor do Antônio Sodré que não tinha sido publicado até então”.

À ocasião do lançamento do livro Empório Literário, Sodré havia escrito em dedicatória a seu editor: “Outros projetos virão”. Mas infelizmente, em 18 de fevereiro de 2011, a literatura mato-grossense ficou um pouco órfã, quando da partida de Sodrezinho. De toda forma, vem a luz o segundo livro do Poeta da Transmutação, como sodré gostava de ser reconhecido.

A família de Sodré encontrou em seu quarto, quase uma centena de cadernos com textos inéditos. Foi então que os parentes convocaram o escritor e amigo de Sodré, Luiz Renato Souza Pinto para realizar um inventário dos manuscritos encontrados. Este, por sua vez, convocou Maurília Valderez para somar forças à curadoria que resulta na primeira obra póstuma de Sodrezinho.

No documentário, Luiz Renato narra o processo imersivo a que se lançou para a pesquisa. “Depois do falecimento dele, dois de seus sobrinhos me chamaram para produzir um livro com os poemas dele. Aceitei de imediato e me mudei para o Pedregal, morei por onze meses a duas quadras da casa dele. Ia lá diariamente. Foi quando me deparei com o extenso acervo do poeta, algo em torno de setenta cadernos de poemas e reflexões. Comecei a estudá-los e senti a necessidade da ajuda de mais alguém nessa empreitada, convidei a professora Marilia Valderez e hoje esse livro é uma realidade”, recorda Luiz Renato.

Além do download, o livro Cuiabaratotal está sendo distribuído em versão física, gratuitamente pela Secel.

Cuiabaratotal, livro de Antônio Sodré lançado em 2021 pela editora Carlini e Caniato
Créditos: Divulgação




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/449200/visualizar/