Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 04 de Março de 2022 às 13:48
Por: Por Letícia Borsari, TV Centro América e g1 MT

    Imprimir


A flor do lúpulo, usado para produção de cervejas — Foto: Divulgação
A flor do lúpulo, usado para produção de cervejas — Foto: Divulgação

Uma universidade de Lucas do Rio Verde, no norte do estado, está realizando o cultivo inédito de lúpulo no estado. A planta fornece um dos principais ingredientes na produção de cerveja, que é a terceira bebida mais popular do mundo, atrás apenas da água e do café.

Para produzir a cerveja são necessários quatro principais ingredientes: água, malte, leveduras e lúpulo.

Atualmente, 99% do lúpulo usado no Brasil é importado da Alemanha e dos Estados Unidos, o que encare o ingrediente para a indústria.

Em 2020, foram produzidas nove toneladas da planta no Brasil. Já em 2021 chegou a 24 toneladas.

O lúpulo é o ingrediente que dá aroma e amargor na bebida. Ele virou alvo de pesquisa na universidade no norte do estado após o crescimento do cultivo no país.

“No sul do Brasil já é realidade a produção de lúpulo e tem muitos agricultores vivendo da produção. Já em Mato Grosso não tem ninguém cultivando, então surgiu essa ideia. Verifiquei que é muito viável economicamente, principalmente para o pequeno produtor”, explicou a professora mestre em química, Ivonete Hoss.

Segundo Ivonete, o cultivo da planta utiliza apenas uma pequena área.

A coordenadora do curso de agronomia, Camila Aquino Tomaz, explicou que a investigação feita no laboratório da universidade é para verificar a adaptabilidade dessa cultura e uma possível renda, porque em 1 hectare é possível fazer uma produção significativa e rentável.

“Essa é a ideia de uma cultura que, com pesquisa, inovação e tecnologias, podemos produzir cada vez mais em áreas menores. É esse o intuito da ciência e da pesquisa no curso de agronomia”, pontuou.

De acordo com a coordenadora, a universidade também analisa como o lúpulo está aromaticidade, como estão os ácidos e beta ácidos, que são os responsáveis por dar o sabor amargor da cerveja.

“Tem os óleos essenciais à resina, então esse processo que eu manteria que é chamado de destilação para obtenção do óleo essencial, é o primeiro passo para gente ter uma noção de como que está esse lúpulo”, explicou.

Cada variedade, segundo os pesquisadores, tem um aroma diferente, sendo alguns mais cítricos, outros amadeirados, outros mais florais. Cada um é destinado para a produção de um estilo de cerveja.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/450659/visualizar/