Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 09 de Março de 2022 às 08:39

    Imprimir


Reprodução/ Sidney dos Santos
O jovem passou 20 horas em um ônibous e outras 13 em filas para conseguir entrar na Polônia
O jovem passou 20 horas em um ônibous e outras 13 em filas para conseguir entrar na Polônia

O estudante mato-grossense Sidney dos Santos, de 23 anos, finalmente conseguiu sair da Ucrânia, na segunda-feira (7), após várias tentativas de frustradas. O País está sob ataque russo desde o final de fevereiro.

O jovem, que faz Medicina na Ucrânia, levou ao todo 33 horas para chegar ao seu destino, a Polônia. Foram 20 horas em ônibus e mais 13 aguardando em filas para entrar no país.

Ao todo, o estudante contabilizou oito filas, desde a primeira aguardando pelo primeiro ônibus, à oitava, em que os refugiados receberam comida, água e suco.

“Tinha bebê chorando, criança chorando, muita gente, estava apertado. Foi uma jornada muito triste”, desabafou o estudante.

Ao longo das demais filas, os refugiados tiveram os documentos revisados mais de uma vez, além de entrevistas para a liberação da passagem.

O jovem compartilhou em suas redes sociais a extensão das filas quilométricas para se entrar na Polônia.

Nas imagens foi possível ver a quantidade de pessoas, mas também a quantidade de lixo acumulado no local.

Ao fim dessa longa jornada, o país disponibilizou um ônibus para que os refugiados fossem para abrigos ou outro lugar desejado.

“Optei por não ficar no abrigo e vim com um amigo italiano e dois de Bangladesh para tentar uma vaga em um holtel. Infelizmente meu amigo da Itália e eu não conseguimos, a gente via dormir em uma pizzaria, hoje (ontem)”.

Sidney garante que, apesar de cansativa, ele teve sorte em conseguir concluir o trajeto até aquele momento. “A gente deu muita, muita sorte mesmo. Há casos de pessoas que ficam dias na fila e chega na hora a entrada é rejeitada”.

O jovem pretende sair da Polônia e seguir para qualquer outro onde consiga emprego para se sustentar. Sidney estava no quinto ano do curso de Medicina em Dnipropetrovsk e após concluir seus estudos pretendia fazer carreira no Canadá.


Veja:





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/450737/visualizar/