Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 31 de Maio de 2022 às 13:27
Por: Rosane Brandão | Secom-MT

    Imprimir


Andrea Pereira foi convidada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para um encontro no Palácio Paiaguás

Andrea Pereira foi convidada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para um encontro no Palácio Paiaguás

A | A

O governador Mauro Mendes recebeu, na tarde desta segunda-feira (30.05), Andrea Pereira, uma das maiores colecionadoras de arte contemporânea do mundo. Andrea Pereira foi convidada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para um encontro no Palácio Paiaguás para conhecer um pouco da arte mato-grossense e levar algumas peças para sua coleção e divulgar em sua exposição em São Paulo.

O governador justificou a ausência da primeira-dama no encontro em decorrência de seu estado de saúde, que segue em repouso por recomendação médica. “Infelizmente a Virginia não pôde comparecer nesse encontro, o qual ela mesma preparou com tanto carinho, mas, com certeza, está presente em meu coração e no de todos os presentes aqui”, comentou.

Mauro Mendes destacou que o encontro foi idealizado pela primeira-dama com o objetivo de debater e valorizar a arte mato-grossense. “A Andrea e o seu marido José Olímpio fazem um trabalho importante, relevante e de valorização da arte brasileira. E quando a gente fala e valoriza a nossa arte e a nossa cultura, nas suas mais diversas expressões, estamos reconhecendo a nossa identidade e nossa essência. Parabéns a todos vocês que dedicam um pouco de seu tempo para valorizar a nossa arte”, afirmou.

No encontro foram expostas obras de quatro artistas indígenas de Mato Grosso, representados por Almira Reuter, Adir Sodré, a indígena Domingas da etnia Rikibatsia, e peças do coletivo de criação Ecoarts.

“As obras indígenas são descobertas novas, uma arte contemporânea vista de forma diferente, é um movimento novo e maravilhoso que só honra as nossas raízes. Tenho certeza que tem vários artistas que fazem parte desse movimento aqui em Mato Grosso. Será um prazer mostrar essa coleção de artistas indígenas em São Paulo”, destacou Andrea Pereira.

A cada dois anos, Andrea Pereira e seu marido José Olímpio Pereira realizam exposições com as obras de sua coleção. São cerca de 2.500 obras centradas na produção de artistas brasileiros a partir da década de 1940, com diferentes linguagens, como pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia.

“Quando comecei, há quase 30 anos, a arte não tinha tanta expressão como tem hoje, mas nós começamos a observar que a nossa arte era boa e poderia conquistar o mundo. Hoje, nossa coleção é basicamente brasileira, ou seja, 95% de artistas brasileiros. Isso nos dá muito orgulho e acredito que é assim que tem que ser, precisamos elevar o nosso país da melhor forma e mais brilhante para mostrar quem somos", afirmou Andrea.

O governador Mauro Mendes presenteou Andrea com uma peça da Ecoarts Amazônia, que une arte e ecologia e representa as belezas de Mato Grosso. Também foram homenageadas no encontro Carolina Scheffer, Aline Bortoli, Marina Bortoli, Jamille Grunwald e Gliciane Scheffer pelo trabalho voluntário. Participou também o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/452712/visualizar/