Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Turismo
Segunda - 06 de Junho de 2022 às 17:04
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Com a presença de dezenas de autoridades municipais, estaduais e federais, inclusive, de países da Bolívia e do Paraguai, o Fórum Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) teve sua abertura oficializada nesta segunda-feira (06), focada na sustentabilidade do bioma Pantanal e no desenvolvimento das atividades ligadas ao trade turístico em todo estado.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT (Cetur-MT), Luis Carlos Nigro, o evento também reforça a importância da retomada das ações ligadas ao setor no estado. “Com a pandemia, nossas atividades foram uma das primeiras a fechar as portas e ficou entre as últimas a retomar. A realização do FIT Pantanal é um sinal de esperança e de retomada do desenvolvimento para o nosso setor”.

As políticas públicas também foram colocadas em pauta no evento, com a realização de encontro de gestores de turismo, que envolveram secretários municipais da pasta e interlocutores do setor, inclusive, da Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

A audiência pública realizada durante o evento também tratou de políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Pantanal, que contou com a participação da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da Subcomissão Permanente de Proteção ao Pantanal do Senado Federal, de representantes dos governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e das embaixadas da Bolívia e Paraguai, entre outros.

Na abertura do evento, o vice-presidente da Fecomércio-MT, Kassio Catena, ressaltou a atuação da entidade no fortalecimento do turismo estadual. “Este setor faz parte do nosso ramo de atuação e ter a presença de diversos representantes do trade turístico e autoridades neste evento mostra o quão representativo esta atividade é para a economia”.

Representando o Ministério do Turismo, o assessor especial Mauro Fialho de Lima e Souza, falou das ações realizadas pelo governo federal, com destaque para o Geoparque Chapada dos Guimarães, que visa alinhar o turismo à valorização econômica e à conservação do ecossistema presente no estado. “Essa e outras ações realizadas buscam valorizar o turismo em áreas naturais, gerando emprego e renda nas comunidades envolvidas, ao mesmo tempo promovendo a conservação da nossa biodiversidade”.

O FIT Pantanal 2022 é uma realização do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), em conjunto com a Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (Astur-MT), a Associação Mato-grossense de inclusão Sociocultural (Amiscim) e demais parceiros.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/452882/visualizar/