Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Junho de 2022 às 06:20
Por: Por Ana Adélia Jácomo, TV Centro América

    Imprimir


Marcelo Camargo Agência Brasil Estadão Conteúdo
Projeto dos senadores de MT já foi aprovado pelo Senado Federal
Projeto dos senadores de MT já foi aprovado pelo Senado Federal

A Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei nº 1.280/2022 que prevê o abatimento de cerca de R$ 60 bilhões nas contas de energia elétrica dos consumidores de todo o país. O montante é referente aos impostos de PIS/Cofins e ICMS, que são pagos pelos usuários às concessionárias.

Na semana passada, o projeto já havia sido aprovado pelo Senado Federal, e agora segue para sanção do presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Agora, a proposta especifica os procedimentos para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aplicar a regra.

Segundo o projeto, que foi apresentado pelos senadores por Mato Grosso Fábio Garcia (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL), a Aneel deve fazer a destinação integral dos valores, após habilitação perante a Receita Federal.

Conforme a proposta, a agência deverá destinar integralmente os valores aos usuários e fazer uma revisão tarifária extraordinária para direcionar os créditos assim que a lei for sancionada. A medida tenta frear a alta no valor da energia elétrica.

Em abril chegou ao fim a bandeira tarifária da escassez hídrica, que cobrava uma taxa extra de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh).

A expectativa era que a conta de luz fosse reduzir, porém, a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso, a Energisa, aplicou um reajuste médio de 22,55% autorizado pela Aneel, e as tarifas residenciais tiveram redução de 0,04% no estado. Ou seja, o consumidor final não sentiu quase nada no bolso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/452925/visualizar/