Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 25 de Julho de 2012 às 09:27
Por: Victor Cabral

    Imprimir


“A saúde pública entrou em colapso”, avaliou o candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) após visita ao Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) nesta segunda (23). Ele ainda ressalta que o sistema de saúde de Cuiabá precisa do apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ainda hoje, o petista fará uma visita na Santa Casa de Misericórdia.

Médico sanitarista e servidor público municipal, Lúdio propõe a reestruturação, ampliação e melhoria do sistema de municipal de saúde, tendo como um dos focos principais a valorização dos trabalhadores.

A intenção dele, se for eleito, é que os estudantes de todos os cursos da saúde sejam inseridos precocemente no Sistema Único de Saúde (SUS) para conhecer o funcionamento das unidades e ter a vivência do atendimento direto à população.

“A UFMT forma todo ano 500 trabalhadores da saúde em todas as áreas. Queremos esses profissionais na rede municipal de saúde. O hospital universitário tem capacidade instalada, especialmente corpo clínico, para oferecer mais serviços ao município e esse potencial hoje é subutilizado pela prefeitura”, observou.

O candidato petista também sugere uma política de recomposição e reajustes da remuneração vinculados à crescente arrecadação municipal. Lúdio Cabral também quer qualificar a atenção primária à saúde, que hoje é prestada por 63 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e 21 centros de saúde.

Lúdio, se eleito, diz que pretende ampliar para 120 o número de unidades do PSF na capital mato-grossense. “Vamos fazer a inserção de profissionais como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física e assistentes sociais na rede básica de saúde por meio da implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)”, disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/45394/visualizar/