Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 31 de Outubro de 2013 às 06:40
Por: LAURA DIAS

    Imprimir


Cáceres, MT - Dois barcos em meio ao Rio Paraguai, com seis tripulantes cada, fizeram parte da aula prática de Técnica em Patrulhamento Fluvial voltada aos integrantes das forças de segurança pública e federal de 11 estados brasileiros que fazem divisas com países vizinhos. A aula, que acontece até o final desta quarta-feira (30.10),  faz parte do "1º Curso Nacional de Policiamento em Vias Hidrícas", nível multiplicador. O curso termina na sexta-feira (01.11).

 
 
Durante os dias de curso, os profissionais poderão desfrutar dos conhecimentos de professores policiais capacitados nacionalmente. "Nosso maior objetivo é promover o conhecimento para que cada aluno coloque em prática em seu estado e, principalmente, o enfrentamento a crimes que acontecem em nosso rios, como contrabando e descaminho", disse o coordenador do Grupo Especial de Fronteira, tenente-coronel PM Wankley Correa Rodrigues.

 
 
A capacitação, com duração de 15 dias, disponibiliza as seguintes disciplinas: Tiro Embarcado, Patrulhamento Fluvial, Técnica e Tática de Confronto Armado, Defesa Pessoal e Atendimento Pré-Hospitalar Aquático, Noções de Legislação e Navegação Fluvial, Procedimentos Frente às Ocorrências e Crimes, Tecnica e Táticas de Confronto Armado, Georeferenciamento Aplicado na Segurança Pública e Tecnica e Pratica Fluvial.

 
 
"Vamos levar esses conhecimentos para implantar novas diretrizes operacionais nas áreas de fronteira e combater os crimes que por ali acontecem. No meu estado que faz fronteira com a Guiana Francesa, nos deparamos com tráfico de drogas, de pessoas, contrabando e descaminho", disse o aluno tenente-coronel PM Almir Sales Rodrigues, que é do Estado do Amapá.

 
 
O 1º Curso de Policiamento em Vias Hidricas, nivel multiplicador, é um investimento do Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp/MT), com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

 
 
Para um dos instrutores da capacitação, o agente de Policia Federal e coordenador do Grupo Especial de Policia Maritima, Silvio Farias, a uniformização dos procedimentos utilizados nas ações em vias hídricas nas fronteiras é marca registrada do curso. " Através do curso podemos unificar a atuação das policias que trabalham nessas regiões gerando assim um melhor rendimento no serviço e o crescimento das fiscalizações aquaviárias do Brasil", destacou.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/5707/visualizar/