Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Janeiro de 2012 às 14:11

    Imprimir


A blogueira Yoani Sanchéz, ganhadora do prêmio Ortega y Gasset de jornalismo digital na Espanha, em foto de 2008 (Foto: Adalberto Roque / AFP)
A blogueira Yoani Sanchéz, em foto de 2008 (Foto:
Adalberto Roque / AFP)



A Embaixada de Cuba no Brasil informou nesta quinta-feira (26) que "não há previsão" sobre se será concedida ou não a autorização de viagem, pelo governo cubano, para a jornalista e blogueira Yoani Sánchez.

"Yoani não é brasileira, não tem nenhuma relação com o Brasil. A Embaixada de Cuba não tem essa informação [se a autorização será assinada ou não]. O trâmite é de responsabilidade da "Dirección de Inmigración de Cuba" e não há previsão para isto", afirmou o conselheiro da embaixada, Edgardo Valdés.

O Ministério das Relações Exteriores concedeu nesta quarta (25) visto para Yoani Sánchez visitar o Brasil. Ela poderá viajar e permanecer no país por 30 dias contados a partir da entrada no país. No entanto, para viajar, precisa de autorização do governo cubano.

A reportagem do G1 procurou o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamorra Rodrigues, mas não obteve contato. Segundo a embaixada, ele embarca ainda nesta quinta para Cuba.

Desde que criou o blog que retrata a vida em Cuba, "Generatión Y", em 2007, Yoani já teve 18 pedidos negados para deixar o país, três deles para vir ao Brasil, onde também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto).

A cubana pretende participar, em Jequié, na Bahia, da pré-estreia do documentário “Conexão Cuba Honduras”, do documentarista baiano Dado Galvão, do qual é uma das personagens centrais. Adiada outras vezes devido à ausência da blogueira, a exibição do filme está prevista para 10 de fevereiro.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário