Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 21 de Outubro de 2013 às 17:17

    Imprimir


Foi sepultado no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, esta tarde, o corpo do ex-deputado federal Homero Pereira (PSD). Ele morreu, ontem pela manhã, vítima de complicações de um câncer ao qual vinha tratando. Inclusive, ele estava internado em um hospital em São Paulo. A doença avançou muito nos últimos meses, o que fez o parlamentar deixar o mandato (se aposentou na Câmara e Ságuas Moraes assumiu) para se dedicar na luta pela vida.

O velório ocorreu na sede Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), entidade que ele presidiu por vários anos, na capital. Centenas de pessoas se despediram do líder político e produtor rural. Ele foi homenageado por amigos, familiares e autoridades. "Perdemos um grande amigo, um líder que fez muito pela agricultura e pelos agricultores de Mato Grosso e do Brasil. Lembro de quando fizemos a mobilização em prol do Código Florestal e ele liderou 25 mil pessoas em Brasília, foi marcante", recordou o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro.
 
O presidente da Famato, Rui Prado, ressaltou a perda de um grande político que trabalhou em várias situações importantes para o Brasil e para Mato Grosso. "Também perdemos um amigo, uma pessoa que sempre esteve ao nosso lado", afirmou. O produtor rural, empresário e senador, Blairo Maggi, também destacou a atuação de Pereira. "Homero deixa uma lacuna na política mato-grossense. Foi uma pessoa de grande atuação em todas as esferas, no Congresso Nacional, nas federações e associações rurais".
 
O senador Pedro Taques também ressaltou sua articulação no Congresso Nacional. "Quando cheguei ao Senado Federal, há três anos, o deputado Homero era coordenador da bancada de Mato Grosso. Sempre trabalhou para o Estado focando nos interesses da bancada e não próprios. Foi fundamental nos debates sobre o Código Florestal, importante avanço para a agricultura".
 
"Homero Pereira era a principal liderança da bancada federal em Brasília. Ele presidia a principal frente mista do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), formada por deputados federais e senadores", disse o deputado federal Eliene Lima. O governador Silval Barbosa também esteve presente no velório. "Homero Pereira foi uma pessoa que contribuiu muito para o estado de Mato Grosso, na política, no agronegócio, no desenvolvimento como um todo. Estamos todos tristes com seu falecimento".
 
Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, a perda de Homero Pereira é incalculável. "Ele, além de ser um grande líder, era uma pessoa humilde, com capacidade de agregar companheiros e transitar entre os adversários. Foi uma pessoa que nos ensinou muito".
 
Para os produtores rurais do estado, Pereira foi um líder que fez a diferença para o setor. "Acredito que só o que ele fez pelo nosso Código Florestal já justifica sua passagem por aqui. Ele foi muito importante para o nosso setor e temos um compromisso de honrar a passagem dele. Era uma pessoa de liderança e muito afável", comentou o produtor rural de Sorriso, Elso Pozzobon.
 
Outros setores também foram beneficiados pela atuação de Homero Pereira, como a indústria mato-grossense. "Ele ajudou diretamente toda a indústria mato-grossense, incentivando a indústria do agronegócio. Mato Grosso perde um líder que fará muita falta no Congresso Nacional", disse o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/6421/visualizar/