Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 25 de Novembro de 2011 às 10:18

    Imprimir


A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizou, nessa quarta-feira (23/11), a abertura do X Simpósio de Pesquisa em Transporte Aéreo (Sitraer), no Centro de Artes e Convenções (Auditório V&M do Brasil, Salão São João Dei Rei), que vai até sábado (26/11). O Simpósio é um evento anual da Sociedade Brasileira de Transporte Aéreo (SBTA), cujo objetivo é estimular, divulgar, promover e alavancar o setor.

"Desafios do Transporte Aéreo no Brasil" foi o tema escolhido para este ano, e os assuntos do Simpósio propõem discussões nas seguintes áreas: infraestrutura aeronáutica, aeroportuária, planejamento aeroviário, empresas aéreas e economia do segmento.

Para o coordenador do Sitraer na UFOP, prof. Marcone Jamilson Freitas de Souza, a importância de se sediar um evento desse porte na Instituição é poder contribuir para melhorar o transporte aéreo nos próximos anos: "É necessário discutirmos soluções para os problemas do setor, em virtude também das competições esportivas de 2014 e 2016", frisou.

A mesa de abertura foi composta, além do professor da UFOP, pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Transporte Aéreo (SBTA), Li Weigang; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Tanus Jorge Nagem, representando o reitor prof. João Luiz Martins; pelo secretário de Regulação Econômica da Secretaria de Aviação Civil, Rogério Teixeira Coimbra; pelo secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ouro Preto, Antônio Carlos de Oliveira; e pelo palestrante da noite, Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino, diretor de Operações de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo o diretor da Anac, a solução para melhorar o sistema de transporte aéreo no Brasil seria investir ainda mais na formação de recursos humanos, uma das maiores preocupações da Agência nos últimos anos.

Para o vice-presidente da SBTA, Li Weigang, os debates sobre o setor são de extrema necessidade para melhorar a situação operacional de aeroportos e aeronaves: "O setor de transporte aéreo está em posição estratégica, principalmente por causa dos eventos esportivos de 2014 e 2016". Weigang ressaltou entre outras coisas a integração entre a academia e o governo, em um objetivo comum que são as melhorias do transporte aéreo nacional. "Agradecemos a UFOP por sediar esse evento", disse.

Representando o reitor da UFOP, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Tanus Nagem, ressaltou o comprometimento da Instituição em contribuir com o setor: "É uma honra a Universidade receber um evento dessa magnitude, no sentido de propor soluções para os problemas no segmento aéreo brasileiro".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/67768/visualizar/