Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Novembro de 2011 às 10:43

    Imprimir


Na posse do ex-vereador Antônio Quinteiro como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Nortelandia, ocorrida na manhã do último sábado em um dos anexos do Parque Agroindustrial de Nortelândia, o ex-vice prefeito e ex-prefeito por dois mandatos na cidade de Crissiumal no Rio Grande do Sul, Valter Reck, fez rasgados elogios a forma como a atual administração está incentivando a criação de arranjos produtivos locais.

Reck possui conhecimento e moral para fazer as afirmações proferidas em seu discurso na solenidade de posse do novo integrante do staff do prefeito Neurilan Fraga, porque ele é responsável pela transformação ocorrida em seu município, quando incentivou a abertura de pequenos negócios no meio urbano e rural de sua cidade, o que lhe garantiu notoriedade em todo o Brasil e principalmente na pequena Crissiumal, onde foi prefeito por dois mandatos e elegeu seu sucessor que conclui o mandato em 2012.

O ex-prefeito da cidade gaúcha agora é consultor do Sicredi para assuntos de desenvolvimento nos pequenos municípios de Mato Grosso e em vários estados do Brasil. Ele já proferiu palestras em mais de mil municípios brasileiros, além de prestar consultoria a centenas deles, inclusive em Mato Grosso onde já visitou praticamente todas as cidades e hoje assessora diretamente dezenas deles.

Valter Reck frisou que há quase três anos vem e passa por Nortelândia mensalmente e tem percebido as mudanças ocorridas, principalmente no setor econômico e na vida das pessoas.

“Percebo que tem algo diferente acontecendo aqui, algo de muito positivo está mudando esta cidade, percebo isso quando percorro a cidade e a zona rural, vejo quanto às pessoas estão animadas, apostando, acreditando e felizes” frisou ele.

O consultor fez questão de destacar que a gestão atual tem se preocupado em promover transformações profundas em todos os níveis da população e da cidade, intensificando ações que incidem diretamente na vida das pessoas, procurando torná-las independentes e capazes de prover o seu próprio sustento e da família, além das obras estruturais que deixam a cidade mais atraente e os moradores orgulhosos de sua cidade.

Obras consideradas fundamentais e estratégicas estão ou foram realizadas, como a Praça das Palmeiras na entrada da cidade, a pavimentação de uma via pública que dá acesso do centro a saída para Diamantino, revitalização da Praça Edgar de Araújo, construção do Ginásio Poliesportivo “Gazin” e do Mini Estádio “Edésio Marques”, reforma da Praça Marley Barreto no Bairro da Ponte, construção do Posto de Saúde do Bairro da Ponte, além da pavimentação de ruas e avenidas, reforma e melhorias nas escolas municipais e prédios públicos e reurbanização da Praia Nortefly para tornar a área e lazer um dos melhores pontos turísticos da região, entre outras.

Com enfoque rural a administração incentivou a criação de uma cooperativa de pequenos produtores que administra os principais negócios e arranjos produtivos como o frango caipirão, embalado e vendido no comércio local, o leite pasteurizado tipo “c”, fábricas de rapadura, construção de um mini-laticinio, despoupadeiras de frutas, negócios que movimentam a economia local e fortalece o homem do campo. Projetos como o “IS MARY JEANS” que abriga mulheres na área de confecção e o “Arte da Mata” na de bijuterias e bolsas também tiraram dezenas de mulheres da inatividade econômica. Artesãos locais recebem incentivos e o município criou a Casa do Artesão onde são exibidos e comercializados os trabalhos confeccionados pelos Projetos “João de Barro” e Prójovem, por exemplo.

As estradas rurais em toda a extensão territorial de Nortelândia são mantidas constantemente em perfeitas condições de tráfego, principalmente dos assentamentos São Francisco (70 famílias), Nossa Terra Nossa Gente (50 famílias) e Raimundo da Rocha (194 famílias).

Criou-se o balcão de empregos que já colocou no mercado de trabalho aproximadamente 500 pessoas nestes quase 36 meses, incrementando a renda familiar e injetando recursos na economia da cidade.

Na área social, o município disponibilizou vários cursos de capacitação e dá assistência as centenas famílias em condições de vulnerabilidade social, criou a Casa Lar para abrigar crianças e adolescentes que vivem em condições de risco, e vem trabalhando campanhas contra prostituição infantil, drogas, álcool, e outros males que afetam essas famílias.

Na educação, o município deu um salto de qualidade e hoje figura entre as 100 melhores gestões educacionais do Brasil e está entre as cinco melhores de Mato Grosso, alcançando índices muito positivos no IDEB, Nota 10 pelo Tribunal de Contas do Estado, além de participar e criar campanhas de Trânsito, Bullyng, Lixo, Reciclagem, e diversas outras atividades educacionais e de conscientização da população.

Na saúde, o município adquiriu novas e modernas ambulâncias, estabeleceu convênio com o hospital da cidade para atender a população nos horários noturnos, finais de semana e feriados, integra o consórcio intermunicipal de saúde para oferecer tratamentos de média e alta complexidade, quase triplicou os itens de remédios na farmácia básica, implantou o serviço odontológico noturno para os trabalhadores diurnos, instalou o serviço de ortodontia “Sorriso Feliz” para corrigir defeitos na arcada dentária de crianças, principalmente estudantes, que recebem aparelhos e tratamento gratuitos na rede pública de saúde com profissional renomado de Mato Grosso, assegurando mais saúde e qualidade de vida a população.

Enfim, muito foi feito nestes quase três de governo, superando gestões anteriores que administraram a cidade por oito anos, e imprimindo um novo ritimo de trabalho, nova mentalidade e cultura administrativa, sem assistencialismo e paternalismo, mas fortalecendo o ser humano para que ele possa garantir com dignidade o sustento de sua família sem depender de favores políticos ou benesses públicas.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/68176/visualizar/