Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 21 de Outubro de 2011 às 07:58
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Potencializar a concentração, aperfeiçoar a habilidade de aprender, a criatividade, reduzir o estresse e incrementar a autoestima. Essas são algumas das promessas da ginástica do cérebro, uma técnica desenvolvida na Universidade da Califórnia (EUA) que visa ativação do cérebro e será ensinada hoje e amanhã, em Cuiabá.

“São 32 exercícios simples e práticos que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer”, afirma o engenheiro químico e especialista em ginástica cerebral, Carlos Maurício Prado, que garante que o método é excelente para quem pretende prestar vestibular ou realizar concurso público. “Pode ser usado para melhorar a nota na escola ou para não dar branco na hora da prova do vestibular, mas também no trabalho para aumentar a produtividade e eliminar o estresse”.

Segundo Prado, os exercícios também podem ser usados em casos de crianças com hiperatividade, para prevenir doenças degenerativas como Mal de Parkinson e de Alzheimer. “Cada exercício tem sua aplicação”, disse. Entre os propósitos dos 32 exercícios estão dificuldade de leitura, aprender idiomas, matemática, português, acabar com a preguiça, elevar auto-estima, terminar com dificuldade de leitura, concentração e até medo de dirigir.

São sete os exercícios principais, que preferencialmente devem ser realizados no início da manhã e não tomarão mais que sete minutos por dia. Um deles é tomar um copo de água em jejum, que ajuda a ativar o sistema elétrico do cérebro. “A água é a gasolina do cérebro, ativa o sistema elétrico do corpo e os neurônios que são as células cerebrais”.

Outro é aprender a respirar de forma correta. “O cérebro consome 25% do oxigênio que uma pessoa respira”, explica. Inclui ainda a lista movimentos circulares nas orelhas, que ativam mais de 400 terminações nervosas do aparelho auditivo, massagens na testa, exercícios visuais e que estimulam os dois hemisférios cerebrais. “É uma sequência bem simples, mas o suficiente para acordar o cérebro”, afirma. Conforme Prado, uma pessoa comum utiliza em média de 3% a 4% da sua capacidade de memória.

O método científico foi desenvolvido na Universidade da Califórnia, pelo PhD Paul Dennison e sua equipe de especialista, em 1960. Introdutor da técnica no Brasil, Prado já desenvolveu trabalho de treinamento em mais de 80 escolas em vários estados e empresas do país.

Em Cuiabá, ele divulga o livro “Ginástica cerebral (Brain Gyn)”, da Editora Século XXI. Também ministra nesta sexta-feira e sábado, em quatro horários distintos, no Hotel Veneza Palace, centro de Cuiabá, uma oficina gratuita de exercícios que ajudar a ativar os dois lados do cérebro. O livro custa R$ 40,00. Mais informações podem ser obtidas no site www.ginasticacerebral.com




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/71884/visualizar/