Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Outubro de 2011 às 16:54

    Imprimir


A Frente Parlamentar Ambientalista reunirá parlamentares, governantes, autoridades, ONGs de defesa do meio ambiente e sociedade civil na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, no dia 21 de outubro para debater a sustentabilidade dos Recursos Hídricos do País.

A audiência pública faz parte de uma série de reuniões que a frente está promovendo referentes à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 20, que será realizada em junho de 2012. O objetivo dos debates é sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados à questão ambiental no Brasil.
 
"Estamos às vésperas de uma reunião mundial, talvez a mais importante desse início do século 21. Neste momento o mundo vive uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos que coloca em risco a própria vida no Planeta", afirma o coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA).
 
Participarão do debate os especialistas José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia e Malu Ribeiro, Coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, e Marco José Melo Neves, assessor especial da presidência da Agência Nacional de àguas (ANA), que falarão sobre a situação dos mananciais, as alternativas de conservação, entre outras questões.

No total serão debatidos cinco temas, um em cada região do país, escolhidos por afetar diretamente a realidade brasileira e norteados pelos dois eixos básicos da RIO + 20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.

Os próximos temas são: Meio Ambiente Urbano - dia 21 de novembro, em São Paulo (Sudeste); Energia - dia 16 de dezembro, em Recife (Nordeste); e Segurança Alimentar - dia 16 de janeiro, em Porto Alegre (Sul). Também está na pauta dos debates o Encontro Em Busca de uma Economia Sustentável dia 27 de março de 2012, em Brasília; e entre os dias 25 a 27 de maio acontecerá o Encontro do Segmento Parlamentar da RIO + 20, com a presença de parlamentares de todo o mundo, no Rio de Janeiro (RJ). O primeiro tema abordado foi Biomas, no dia 23 de setembro em Manaus (AM).
 
Apoio - A agenda Frente Parlamentar Ambientalista para a RIO + 20: Em busca de uma Economia Sustentável, é organizada pela Frente Parlamentar Ambientalista, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e a Fundação SOS Mata Atlântica e conta com o apoio das Assembleias Legislativas dos estados que sediarão os eventos.

Apoiam o evento em Cuiabá o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT); o Instituto Centro de Vida (ICV); a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso; o deputado federal Giroto (PR-MT); os deputados estaduais Sérgio Ricardo (PR-MT) e José Riva (PSD-MT) e a embaixadora do Clima da Globe Internacional, Serys Slhessarenko.

Sobre a Frente Parlamentar Ambientalista - A Frente Parlamentar Ambientalista, criada em 1997, é constituída por deputados, senadores e entidades da sociedade civil. Atua na promoção de debates e na elaboração de propostas pautadas pela preocupação com o desenvolvimento sustentável. Costumeiramente, os mais diversos segmentos da sociedade são ouvidos nas audiências, encontros e seminários promovidos pela frente.

Sobre a RIO+20 - RIO + 20 é a abreviatura para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realizará no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão "+20" deve-se ao fato de que a conferência ocorrerá vinte anos depois da "Rio 92", ou "ECO 92", que também ocorreu no Rio de Janeiro e é considerada a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.

Pauta

Serviço:

O que: Debate da Frente Parlamentar Ambientalista para a Rio + 20: Em busca de uma Economia Sustentável

Data: 21/10

Hora: 8h30

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso (MT)

Entrevista: Dep. Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da subcomissão para a RIO + 20 da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/72065/visualizar/