Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 19 de Outubro de 2011 às 16:35

    Imprimir


Emoção e alegria foram os sentimentos que tomaram conta da platéia que lotou o auditório do Palácio da Instrução na noite de ontem (18.10), durante o coquetel de lançamento do 10º Festival Cururu Siriri de Mato Grosso. As apresentações da Roda de Cururu e de dança raiz de Siriri deram uma mostra do espetáculo que será o Festival. O ponto alto das apresentações foram as encenações que mostraram três gerações de uma mesma família perpetuando a magia da cultura mato-grossense.

“Foi emocionante. Essa apresentação fez lembrar minha avó que já não está entre nós, mas que me ensinou a gostar de siriri”, declarou Gonçalina Pereira do bairro Dom Aquino que fez questão de acompanhar as apresentações ao lado do filho Alexandro, 12 anos.

“Somos capazes de fazer cultura com competência. Faz dez anos que estamos empenhados em mostrar ao país nossas tradições e, mais do que isso nossa cultura é transformadora. Com ela fazemos inclusão social e retiramos crianças do mundo das drogas”, as palavras fortes e precisas são da presidente da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, Terezinha Valéria da Silva, que também agradeceu o empenho e a coragem de apoiadores do evento em investir em cultura.

“Eu não imaginava que fazer cultura era tão difícil”, declarou a organizadora do Festival, jornalista Lauristela Guimarães, que admitiu sempre ter feito cultura “do outro lado, através de matérias jornalísticas, por 15 anos. Mas agora vejo o que vocês passam. Mas não vou desistir. Vamos buscar fazer o melhor para nosso festival que completa dez anos”, diz informando que a programação para a décima edição do festival será especial.

“A idéia é que a cada dia tenhamos uma mistura multicultural. Ao final de cada apresentação um novo show para entretenimento de quem for assistir. E no último dia um show nacional”, anuncia Lauristela citando nomes regionais e nacionais como os de Fabrício e Fernando, Bruna Viola, Montenegro e Boiadeiro, Anselmo e Rafael e ainda Ana Maia Braga.

O secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, lembrou da realização do primeiro Festival de Cururu e Siriri realizado na capital. “Todo esse caminho trilhado demonstra a garra do povo em manter nossa cultura viva e presente. E, é obrigação do poder público fazer essa edição ser a melhor de todas”, enfatizou.

João Antonio Cuiabano Malheiros, secretário estadual de Cultura, estimulou nos presentes o orgulho de ser mato-grossense. “Este é um momento ímpar. Queremos que esse festival ultrapasse as fronteiras do estado de Mato Grosso. Daqui a dois anos teremos um grupo de siriri desfilando pela escola de samba Beija-flor no Rio de Janeiro. Uma projeção nacional que é resultado desse trabalho de preservação realizado pelos festivais. Para nós que temos cuiabano até no nome é uma obrigação manter viva essas tradições”.

Também prestigiaram o lançamento o vice-governador o secretário-adjunto de Cultura, Ocemário Daltro e a presidente de honra da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, Domingas da Silva, além de populares e integrantes de grupos de cururu e siriri.

SERVIÇO – O 10º Festival Cururu Siriri será realizado de 27 a 30 deste mês, na arena do Parque de Exposições da Acrimat em Cuiabá, com o tema “Entre Fitas e Chitas”. Outras informações pelo blog www.10festivalcururusiriri.wordpress.com e pelo telefone 3624-7003. O festival é uma realização da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri e Revista Camalote com a parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá. A entrada para o festival é gratuita.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/72068/visualizar/