Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Outubro de 2011 às 16:29

    Imprimir


Ar condicionado com umidificador, empanado de umbigo de bananeira, tomada inteligente, cinto de segurança com acelerômetro e sensores para trabalho em espaço confinado, geração de energia elétrica pelo fornecimento de água tratada. Estes são alguns dos 15 projetos inovadores desenvolvidos por estudantes e professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), que serão expostos ao público, de 20 a 22 de outubro, no Senai-Cuiabá (15 de Novembro). As iniciativas integram a Mostra Inova Senai 2011 e contempla as áreas automação, eletroeletrônica, alimentos e bebidas e segurança no trabalho.

A exposição ocorrerá paralelamente à programação do Senai Casa Aberta, evento no qual unidades do Senai em todo país oferecem diferentes atividades ao público voltadas à orientações sobre formação profissional, inovação e tecnologia industrial. A abertura da Mostra Inova Senai 2011 será na quinta-feira (20), às 19h. Na sexta-feira (21), os produtos ficam expostos o dia todo (das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30) ao público, com premiação dos melhores projetos à noite (às 19h30). Todos os integrantes da equipe ganham o prêmio (primeiro lugar - Ipod 8GB; segundo lugar – Iphone; terceiro lugar – bicicleta). O vencedor na categoria voto popular leva um troféu.

"A indução de inovação e a transferência de tecnologias para as indústrias estão descritas na missão do Senai-MT e temos conseguido manter e aperfeiçoar nossa atuação neste sentido, por meio de iniciativas desenvolvidas dentro de uma das nossas áreas de negócio, ou seja, os Serviços Técnicos e Tecnológicos", destaca o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo. A Mostra Inova Senai é um concurso de abrangência nacional direcionado a alunos, técnicos e docentes dos Departamentos Regionais do Senai. Esta é a etapa regional e participam equipes compostas por estudantes e docentes das escolas do Senai em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Além dos projetos já citados, também serão expostos: ponto eletrônico com determinação do E.P.I e mapeamento do setor, emulsionados de carne de avestruz, biscoito de feijão branco e arroz, hambúrguer de farinha de banana verde e quinoa, bio reator, proteção para bomba de sucção, sistema eletrônico de proteção em torno mecânico, suporte para soro com iluminação recarregável sem fio, planta didática – elevador de canecas com sistema supervisório.

Desde que foi lançado, em 2009, o Senai-MT tem alcançado crescente destaque na Mostra Inova Senai. No primeiro ano, foram 13 projetos aprovados e participantes na fase regional, que resultou na classificação de um deles para a etapa nacional. Trata-se do projeto Fibras do Pantanal, que inclusive foi contemplado depois pelo Edital Senai Sesi de Inovação. O projeto é desenvolvido em parceria com a indústria Mix da Amazônia, e será exposto na Mostra Inova 2011, quando haverá degustação do produto e uma pesquisa com os visitantes para verificação do sabor do alimento.

Veja também: Jovens terão oportunidade de conhecer carreiras e tecnologia da indústria

DESTAQUE SENAI EM JORNALISMO – Está terminando o prazo de inscrição (24 de outubro) para o prêmio Destaque Senai em Jornalismo. Todas as informações sobre o concurso (tema, inscrição, categorias, premiação, regulamento, sugestões de pauta e galerias de fotos) podem ser obtidas no hotsite. Por meio do link, o profissional da imprensa ainda poderá acessar o Blog Pauta Quente. Jornalistas interessados em inscrever-se também podem entrar em contato com a assessoria de imprensa pelos números (65) 3611-1516 / 1541 e 1678.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/72069/visualizar/