Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 03 de Setembro de 2011 às 07:30
Por: NOELMA OLIVEIRA

    Imprimir


Maurício Barbant/Secom-AL
O deputado José Riva e Éder Moraes conversaram durante a audiência pública realizada ontem no Legislativo
O deputado José Riva e Éder Moraes conversaram durante a audiência pública realizada ontem no Legislativo
Uma nova crise foi desencadeada no governo durante a audiência pública, realizada ontem pela Assembleia Legislativa, para discutir a viabilidade dos modais de transporte Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT) para ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014. O presidente da Agecopa, Éder Moraes, e o diretor da Agência, Carlos Brito, protagonizaram um bate-boca. Não é a primeira vez que os dois trocam farpas publicamente.

O discurso do diretor de infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, desagradou ao presidente da Agência. Brito, na sua fala, citou que a audiência para discutir os modais era esclarecedora por não ter conhecimento, em termos de Agência, sobre o VLT. Ele disse ainda não se opor a este modal até por não conhecer o projeto.

Após as exposições técnicas e dos demais cidadãos sobre as impressões dos modais, Éder foi o último a discursar. Ele fez um contraponto à fala de Brito e disse que como presidente da Agecopa tem poder absoluto. Moraes deixou claro ainda que são decisões estratégicas, por isso pode se resguardar destas informações.

Mesmo durante as falas, Eder se mostrava inquieto. Ele é favorável ao VLT. Ainda sobre Brito, o presidente disse que o diretor era um ex-secretário de Segurança Pública frustrado. Também tachou Brito de irresponsável por conta da sua declaração de não conhecer projeto em termo de Agência.

Brito – sentindo-se ofendido - pediu a palavra para fazer a réplica. O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), tentou apaziguar os ânimos. “Você é um déspota”, retrucou Brito, enquanto Eder prestava suas informações. O clima entre os dois ficou tenso.

Apesar do episódio, Riva disse que a audiência foi proveitosa. “O bate-boca foi muito pequeno e é melhor não valorizar isso”, afirmou o parlamentar usando do argumento de que a audiência foi muito maior do que este pequeno imbróglio.

Brito e Eder já tiveram outros desentendimentos públicos por questões da Agecopa, que foram depois apaziguados também publicamente. Um contraponto que Brito tem feito é que não vai pecar por omissão. “Não adianta falar de transparência, tem que praticá-la”, pontua o diretor de infraestrutura.

O clima entre Eder e diretores não é um dos melhores. Ao tomar posse na presidência, no primeiro semestre deste ano, ele proibiu qualquer diretor de prestar declaração, salvo com a sua autorização. Há também uma reclamação de que o governador Silval Barbosa não tem conversado com os diretores, apenas com o presidente da Agência.

Outro embate na audiência - porém com um enfoque descontraído – foi o fato do promotor Domingos Sávio, que se mostrou favorável ao BRT. A defesa dele é que este modal tem um custo menor. "Eu também gostaria de ter uma BMW, como a do presidente da Agecopa, mas não posso, porque meu salário não dá. Então tenho um Corolla", brincou. Eder não gostou e também retrucou, esclarecendo que o seu patrimônio não foi construindo agora.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/77344/visualizar/