Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 02 de Setembro de 2011 às 18:07
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


Requerente da audiência pública que discutiu nesta sexta-feira (2) o sistema de transporte rápido a ser escolhido para o Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá BRT/VLT, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, declarou que a Capital mato-grossense tem uma oportunidade “ímpar” com a vinda da Copa de 2014, que vai proporcionar investimentos maciços, transformando as cidades sedes.

“É neste sentido que oportunizamos essa discussão sobre mobilidade urbana. Há discussão sobre os dois moldais: BRT (Bus Rápido Transit)/ Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Queremos ouvir as vantagens e desvantagens de cada modelo. A minha preocupação é que, se perdermos essa oportunidade, não teremos outro momento como esse. Acredito que o VLT é o melhor, mais ágil, ambientalmente correto e que demanda menor número de desapropriações”, declarou Riva na abertura da audiência.

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, também tem esse mesmo entendimento. De acordo com ele, o modelo sobre trilhos representa modernidade. “O BRT já existe há 30 anos, por exemplo, no estado do Paraná. Para mim, tudo que é moderno, é melhor. Sem dúvidas nenhuma, a modernidade é o VLT. Temos uma preocupação com o tempo, mas o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a Agecopa e a Prefeitura de Cuiabá todos juntos, faremos de Cuiabá o grande prêmio dessa Copa no Brasil”, se posicionou Galindo.

Para o presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo (Agecopa), Éder Moraes, essa audiência pública é necessária para esclarecer quaisquer dúvidas. “Faz parte do processo que tem sido transparente e tem respeitado as legislações federal e estadual”. Informou ainda que o processo de licitação para as obras de mobilidade urbana seguirá a lei 8.666. “Até dezembro deste ano queremos já ter licitado para que as obras comecem no início de 2012”, adiantou Eder ao garantir que nenhuma das obras da Copa vai ultrapassar 36 meses.  E que após a audiência fará o encaminhamento imediato para a escolha do modal.

Diversas autoridades representando os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo estiveram presente. Além de membros de entidades e instituições.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/77383/visualizar/