Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 05 de Agosto de 2011 às 22:08

    Imprimir


Eleanor Bentall

A substituição da gasolina e do diesel pelos biocombustíveis à base de plantas pode ser crucial para conter a mudança climática, mas essa produção poderia deixar produtos químicos perigosos, diz uma nova pesquisa da Universidade de Copenhague, Dinamarca.

Segundo a química Solvejg Jorgensen, o estudo pode prever o nível de toxicidade dos biocombustíveis, com base em análises de computador.

Os cálculos de Solvejg mostram que os biocombustíveis produzidos de maneira errada vão se decompor em compostos perigosos para a saúde, como partículas cancerígenas e formaldeído tóxico.

A pesquisa promete o desenvolvimento de alternativas mais baratas, rápidas e, acima de tudo, mais seguras aos combustíveis fósseis, segundo um relatório do Journal of Physical Chemistry, onde a pesquisa foi publicada.

Os impactos ambientais dos métodos de produção só podem ser avaliados após o momento em que o combustível está totalmente finalizado, conforme alerta o estudo. Solvejg diz que ficou surpresa ao saber que há uma diferença enorme na toxicidade, dependendo de como as moléculas se agregam durante a produção.

"Existe um número quase infinito de maneiras diferentes para chegar a esses combustíveis. Podemos mostrar os caminhos menos perigosos para seguir e podemos fazer isso com uma série de cálculos que levam apenas alguns dias", explica Solvejg.

Quimicamente os biocombustíveis são compostos de moléculas muito grandes. Como eles se degradam durante a combustão e mais tarde no ar, acabam se transformando em compostos diferentes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/80935/visualizar/