Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 02 de Agosto de 2011 às 14:45

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes do setor de Vigilância em Saúde Ambiental, iniciou ontem mais um etapa de mutirões de limpeza em diversos bairros de Tangará da Serra, a fim de prevenir e controlar a dengue. O trabalho, que iniciou no dia 5 de junho e segue até o dia 2 de setembro, visa retirar lixos que acumulem água, a fim de eliminar os ovos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Segundo a coordenadora em substituição da Vigilância Ambiental em Tangará, Maria Aparecida da Silva, os agentes de Saúde Ambiental visitam as residências para orientar e apontar quais os tipos de lixo a serem entregues, distribuem sacos de lixo aos moradores dos bairros e ao final da semana os agentes, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, retornam para coletar o lixo especificado.

Na primeira etapa, realizada em 12 bairros durante todo o mês de julho, foram coletados cerca de 13 toneladas de lixo. “O trabalho foi positivo, porém, poderíamos ter recolhido muito mais”, comentou a coordenadora, ressaltando que a quantidade de lixo coletada ainda foi considerada baixa, se comparada a outros mutirões já realizados pelo setor. “Nesta nova etapa, pedimos uma maior colaboração dos moradores, para que nos ajudem a retirar do quintal todo lixo que acumule água, evitando assim a proliferação do mosquito da dengue”. Já dos terrenos baldios, Silva pede que os moradores se unam e também recolham o lixo do local, para que ao final da semana possam ser recolhidos.

Nesta nova etapa, que iniciou ontem e termina no sábado com a coleta de lixo, os agentes estão passando pelas residências dos bairros: Altos do Tarumã, Jardim Tarumã, Novo Tarumã, Nova Tarumã II e Jardim Olímpico. Na próxima semana – de 8 a 12 de agosto –, os agentes passarão nos bairros Jardim Monte Líbano, Vitória, Presidente, San Diego, San Diego II e Vila Esmeralda. Entre os dias 15 a 19 de agosto, os agentes passarão pelos bairros Vila Londrinha, Portuguesa, Santa Terezinha, Jardim Itapirapuã, Uirapuru, Shangri-la e Planalto. Já a programação de bairros entre os dias 19 de agosto e 2 de setembro será divulgada em nova oportunidade.

“Nossa principal meta é diminuir os índices de infestação em Tangará da Serra. Escolhemos os meses de julho e agosto por serem meses de tempo seco, o que nos possibilita desenvolver um trabalho preventivo. Os ovos ficam nestes recipientes até um ano e meio e, quando as primeiras chuvas chegam, eclodem, proporcionando a proliferação do mosquito e, consequentemente, a dengue.
Fazendo o mutirão, os ovos não eclodirão e evitaremos, assim, a disseminação da doença”, explicou, destacando que recolherão todo o tipo de lixo – garrafas pet, geladeiras velhas, sofás, vasos sanitários, sacolas e copos plásticos que possam servir como criadouro futuro do mosquito. Os únicos itens que não serão recolhidos são galhos de árvores e madeira.

Quanto aos casos de dengue, até o momento, de acordo com dados da Secretaria, foram notificados 68 casos da doença, sendo que dois foram confirmados, nove descartados e 57 estão aguardando resultado. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/81526/visualizar/