Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 04 de Julho de 2011 às 19:00

    Imprimir


Cerca de seis milhões, entre sementes pré-germinadas e mudas de pré-viveiro, do híbrido BRS Manicoré serão oferecidas no próximo ano aos agricultores interessados em produzir dendê. Essa cultivar foi desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental e as sementes da palma de óleo já estão sendo produzidas nos campos de produção da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Rio Preto da Eva, no Amazonas e da Denpasa Tecnologia Ltda., no Pará, empresa parceira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O híbrido de dendê BRS Manicoré foi lançado pela Embrapa em 2010. A cultivar foi desenvolvida a partir do cruzamento entre o dendezeiro de origem africana (Elaeis guineensis) e o originário na região Amazônica caiaué (Elaeis oleifera). Umas de suas principais características é a resistência ao Amarelecimento Fatal (AF), distúrbio fisiológico, de causa ainda desconhecida, fatal para o cultivo dessa palmeira. Isso torna o BRS Manicoré ideal em regiões indicadas como preferenciais ao plantio da palma de óleo pelo zoneamento climático.

Segundo o diretor da Denpasa, Roberto Yokoyama, os produtores interessados em cultivar o BRS Manicoré devem encomendar as sementes na Denpasa nos próximos meses, para que a entrega seja realizada a tempo para o plantio da próxima safra.

Polinização assistida - Para que o BRS Manicoré atinja todo o seu potencial de produção é necessário que seja feita a polinização assistida, o que garante a produção de até 30 toneladas de cacho por hectare/ano. Sem a polinização assistida o BRS Manicoré produz, em média, cinco toneladas de cachos por hectare/ano, explica Roberto Yokoyama.

O Diretor da Denpasa afirma que a colheita dos cachos de dendê no ponto certo de maturação irá permitir o aumento da extração de óleo de palma de 15% para 22% na usina. O óleo de palma é considerado alternativa para a produção de biodiesel e é um dos óleos vegetais mais comercializados no mundo.

Para a produção das seis milhões de sementes pela Embrapa e pela Denpasa, a Embrapa Transferência de Tecnologia, através do Escritório de Negócios da Amazônia fornece o pólen que fecundará a planta, resultando na produção de sementes. As sementes produzidas pela empresa ao final desse processo são licenciadas pela Embrapa para a comercialização no mercado.

Agricultura familiar - Roberto Yokoyama explica que o plantio da palma de óleo da cultivar africana vem caindo a cada ano na região próxima a Belém devido à ocorrência do AF, que chegou à região há 35 anos. Yokoyama acredita que com o BRS Manicoré, os produtores daquela região voltarão a produzir o dendê, especialmente os pequenos produtores, pois o dendê é uma cultura intensiva em mão de obra em todas as etapas de cultivo. A colheita comercial começa a partir do quarto ano e se prolonga por 14 anos. A produção da planta se estabiliza após seis ou sete anos de plantio. Quando a planta atingir essa idade, o produtor familiar poderá retirar de 20 a 30 toneladas de cachos por hectare/ano e garantir uma renda líquida mensal de cerca de R$2.250,00 a cada dez hectares produzidos, afirma Yokoyama.

O Diretor da Denpasa enfatiza, porém, que esse nível de produção dependerá da assistência técnica prestada aos produtores, já que a planta necessita de níveis de nutrição específicos para uma boa produção e os produtores familiares precisam de orientação quanto à técnica da polinização assistida. Com isso, Yokoyama, acredita que será importante uma forte ação de transferência de tecnologia das instituições para que os produtores alcancem uma boa produção e contribuam com a expansão do cultivo da palma de óleo no país.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/85001/visualizar/