Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 04 de Julho de 2011 às 04:20

    Imprimir


Os mexicanos votaram para novos governadores em três Estados neste domingo, em corridas eleitorais que devem marcar grandes vitórias para o principal partido de oposição do México e derrotas para a legenda do presidente, Felipe Calderón, antes do pleito presidencial de 2012.

A votação principal ocorre no importante e populoso Estado do México, onde a eleição é vista como teste de popularidade do governador, Enrique Peña Nieto, favorito para devolver a presidência do país ao Partido Revolucionário Institucional, ou PRI.

O PRI espera que Peña Nieto, 44, seja um rosto novo para um partido cujo regime de 70 anos foi marcado por acusações de corrupção e fraude eleitoral antes de perder a presidência do país em 2000.

Peña Nieto apoia Eruviel Avila (PRI), popular ex-prefeito da maior municipalidade do Estado, Ecatepec, onde os eleitores compareceram às urnas apesar das inundações causadas pelas fortes chuvas da tempestade Arlene.

Pesquisas mostram Avila bem à frente dos candidatos do conservador PAN (Partido da Ação Nacional), de Calderón, e do PRD (Partido da Revolução Democrática), de esquerda.

"Se Eruviel vencer, isso dará um pequeno impulso a Peña Nieto. Esperamos que ele [Nieto] ganhe [a presidência]", disse Maria de los Angeles Rios, eleitora de 28 anos.

A votação termina às 18 horas (20h, horário de Brasília).

O PRI nunca perdeu o poder no Estado do México, um bastião da máquina política da velha guarda, onde os opositores acusam o governo de usar recursos públicos para conquistar eleitores.

Pesquisas de opinião também mostram o PRI como provável vencedor nas corridas eleitorais nos Estados de Coahuila e Nayarit, o que deve dar mais força para a plataforma do partido que tenta retornar ao poder após dois governos consecutivos do PAN.

Coahuila e Nayarit foram palco de um dramático aumento nos assassinatos relacionados a tráfico de drogas no ano passado, um ponto fraco de Calderón, cujo governo tem combatido violentos cartéis de drogas desde que ele assumiu o poder em 2006.

Com a violência das gangues de drogas aumentando nos últimos quatro anos e deixando um saldo de mais de 40 mil mortos até agora, alguns eleitores se mostram fartos.

"A violência está chegando cada vez mais perto, você vê ela atingindo sua família, seus vizinhos", disse Israel Segura, 33, eleitor em Ecatepec.

Na véspera da eleição, cinco corpos desmembrados foram encontrados e duas pessoas morreram em um violento tiroteio no Estado do México, informou a mídia local.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/85116/visualizar/