Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Junho de 2011 às 20:53

    Imprimir


A falta de manutenção das estradas estaduais em municípios do Vale do Rio Cuiabá, ocasionada pela interrupção do trabalho das patrulhas mecanizadas, deflagrou a insatisfação dos prefeitos da região, que compreende 13 cidades. As vias estaduais das localidades estão sem recuperação desde janeiro de 2011, quando o governo do estado recolheu as máquinas para manutenção.
        
O presidente do consórcio e prefeito de Jangada, Valdecir Kemer, disse que os prefeitos estão decepcionados com o governador Silval Barbosa, que prometeu o retorno dos equipamentos aos municípios, mas até agora os gestores ainda continuam aguardando. “Cansamos de esperar, pois somos cobrados constantemente pela população. Precisamos de uma definição do governador, que precisa decidir pelo retorno ou não das máquinas aos municípios”, assinalou.
        
Kemer lembra que na reunião do governador com os prefeitos membros do consórcio, no dia 12 de abril, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios, ficou definido que a recuperação das estradas teria início ainda em abril. As patrulhas iriam começar o atendimento por Nobres e Poconé e se revezariam nos municípios, a cada 45 dias.  “Porém, estamos aguardando até hoje”, afirmou. 
        
O prefeito lembra que desde janeiro o retorno das patrulhas aos municípios já foi prometida por cinco vezes pela secretaria-adjunta de Estado de Transportes. Kemer salienta, ainda, que a atitude do governo do estado enfraquece os consórcios, criados para serem parceiros do executivo estadual no desenvolvimento de ações nos municípios. 
        
Os prefeitos do Vale do Rio Cuiabá participaram de uma reunião nesta terça-feira (28), em Cuiabá, para definir os rumos do consórcio e planejar a estratégia de ação para viabilizar o atendimento das reivindicações. Os gestores vão agendar uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, para pedir apoio do parlamento estadual visando viabilizar o retorno das patrulhas aos municípios.
        
Os demais prefeitos da região reforçam que o estado está em dívida com os municípios. O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Zenildo Pacheco Sampaio, disse que está preocupado com a condução que o estado está dando para os consórcios. “Me preocupa a gestão dos maquinários que o governo tirou do consórcios e com todo o trabalho parado, vem desmotivando e esvaziando o consórcio. Essa política não é construtiva. Na última reunião sobre o maquinário, o governador mandou um engenheiro que nem tem vínculos com o estado, isso é uma falta de respeito com o consórcio”, assinalou.

O prefeito de Santo Antonio de Leverger, Hugo Padilha, lembra que a situação das estradas é precária. “Precisamos de uma posição do governador Silval sobre a situação dos maquinários para a restauração das estradas estaduais, que estão em estado precário. Só assim vamos saber se o consórcio vai funcionar”, assinalou.

O prefeito de Planalto da Serra, Dênio Peixoto Ribeiro, disse que a prefeitura fez a manutenção das estradas em 2010. “O Estado tem que fazer a parte dele, não adianta querer transferir a responsabilidade para os municípios e não dar nenhum apoio, como a distribuição de óleo diesel. Não é obrigação dos municípios manterem as MTs e sim do Estado”, ponderou.

O prefeito de Poconé, Arlindo Márcio, disse que as máquinas, a patrola e o caminhão conseguiram recuperar boa parte das estradas, mas como demorou muito pra começar as obras, hoje só a patrola está trabalhando nas estradas. “Essa falta de segurança é uma preocupação, porque não está sendo feito o combinado”, assinalou.

O prefeito de Rosário Oeste, Joemil Bauduino de Araújo, disse que há 2 anos, quando a gestão dos maquinários começou, boa parte dos problemas das estradas foram resolvidos, mas esse ano o governador vem tendo algumas dificuldades em seguir com o projeto. “Estamos esperando uma definição da Secretaria das Cidades pra resolver o problema”, afirmou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/85628/visualizar/