Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Junho de 2011 às 19:00

    Imprimir


A cidade de Cáceres (214 km de Cuiabá) é a próxima parada do projeto Luz em Conta, desenvolvido pela Cemat. Nesta quarta-feira (29), as equipes do projeto chegam à cidade para beneficiar 60 famílias, que terão suas geladeiras e lâmpadas antigas substituídas por equipamentos novos, que consomem menos energia elétrica. Além de Cáceres, o Luz em Conta também visitará esta semana os municípios de Salto do Céu (371 km da capital), Glória D"Oeste (300 km), Reserva do Cabaçal (380 km) e Figueirópolis D"Oeste (406 km), para substituir mais 120 geladeiras.
 
Cada família contemplada recebe uma geladeira de 286 litros e lâmpadas fluorescentes de 20W. Com a substituição dos equipamentos é possível reduzir o valor da fatura de energia elétrica, permitindo que as famílias destinem parte do orçamento doméstico para outras necessidades. Desde 2007, quando foi oficialmente criado, o projeto já substituiu 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas.
 
O Luz em Conta integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat e tem reduzido o consumo de energia das famílias de baixa renda. Na atual etapa do projeto, a Cemat vai investir R$ 8 milhões na substituição gratuita de 10 mil geladeiras e 30 mil lâmpadas antigas por equipamentos novos e com baixo consumo de energia.
 
As prefeituras e o governo de Mato Grosso atuam como parceiros do projeto. O governo isenta a empresa do recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição das geladeiras e disponibiliza um banco de dados com os perfis de famílias carentes cadastradas na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e nas prefeituras.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/85785/visualizar/