Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Junho de 2011 às 18:24
Por: Hevandro Soares

    Imprimir


Rondonópolis é mais uma a levantar a bandeira da guerra contra o mosquito da dengue. A cidade é uma das cinco no Estado do Mato Grosso que vão ser avaliadas minuciosamente pelo Ministério da Saúde. Os pontos chaves do estudo são a ploriferação das larvas do mosquito e a eficácia dos insumos atualmente utilizados no combate do aedes aegypti. Para tanto, a Vigilância Ambiental se designou a dispensar por bairros da cidade 169 armadilhas para coletar os ovos e os enviarem para a Universidade Federal do Paraná, onde vão ser analisados.

A coleta se dá por meio de um vasilhame que está sendo instalado em algumas residências. Nele consta uma solução com odor que atrai as fêmeas.Estas depositam os ovos que vão ser colhidos (ovitrampa). A ação vai durar quatro semanas.

Este material colhido ao chegar a laboratório é classificado conforme a estrutura física e de resistência, e dentro dessa especificação confrontado com o insumo utilizado no controle para visualização da eficácia deste. Atualmente se utiliza o Diflubenzuron como larvicida em Rondonópolis.

Segundo o Gerente da Vigilância Ambiental do Município, Edgar Prates, este trabalho é fundamental para o combate ao mosquito Aedes Aegypti “Este estudo com as larvas e com o insumo usado em cada cidade é primordial. Veja que ele é feito de três em três anos, por determinação do Ministério da Saúde. Só assim temos certeza que estamos combatendo corretamente. Se em laboratório o veneno não tiver 85% no mínimo de mortalidade contra as larvas ou o mosquito ele é rejeitado e somos obrigados a definir outro” concluiu.

A população se mostra solícita a mais esta ação da vigilância. Dona Francisca Barbosa, que gosta de ser chamada de Chica, vê com bons olhos estas “novas maneiras” segundo ela, de evitar a Dengue “Fico satisfeita de ver nosso bairro e nossa cidade bem cuidada” frisou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/85922/visualizar/