Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Maio de 2011 às 22:22

    Imprimir


Os dois principais santos da cultura religiosa da região metropolitana de Cuiabá vão estar no Palácio Paschoal Moreira Cabral, em menos de um mês. A peregrinação santificada começa, nesta quarta-feira (25), na Câmara de Cuiabá, quando recebe a imagem de São Benedito. O presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e demais parlamentares, vão receber os religiosos que trarão a imagem e serão recebidos com o tradicional “Chá cô bolo” e uma missa.

A imagem do santo vai passar 24 horas na Casa. “Estamos procurando, mais uma vez, enaltecer a cultura cuiabana, como é desejo do presidente Julio Pinheiro, e de toda a população”, pontua a secretária de cultura da Câmara de Cuiabá, Daniela Cardoso.
 
“A religiosidade faz parte da tradição cuiabana, por isso fazemos questão de receber a imagem de São Benedito na Câmara de Vereadores”, diz Júlio Pinheiro.
 
Já para o Senhor Divino, padroeiro de Cuiabá, será preparada um sessão solene com entrega de diplomas de Honra ao Mérito, no dia 10 de junho, a partir das 9 horas, no Plenário das Deliberações. “A Festa do Senhor Divino passa a ser oficialmente aqui. O santo abre as comemorações na Casa dos Governadores e fecha aqui”, afirma Daniela.

A festa de São Benedito é uma das maiores festas religiosas do Estado e do Centro-Oeste. Ela ocorre todos os anos, na conhecida na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a mais antiga de Mato Grosso.

Os preparativos começam a ser feitos um ano antes na última terça-feira do mês de julho e a festa principal ocorre sempre no primeiro domingo de julho, mas antes disso começam as visitas da imagem e da bandeira do santo a estabelecimentos comerciais, residências e órgãos públicos.
Durante os festejos, ocorrem shows de danças folclóricas como o siriri, cururu, congo, boi-a-serra e dança do mascarado, além de farta distribuição de guloseimas da culinária cuiabana.
O culto ao festeiro da cidade ocorre desde a época dos escravos, quando da fundação da cidade, mas só em 1823, que a irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Cuiabá e São Benedito pediu autorização ao imperador D. Pedro I para o culto a São Benedito.

O santo preto nasceu em 1526, na ilha da Sicília, Sul da Itália, onde foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos, resolveu consagrar-se ao serviço de Deus. Aos 21, foi viver entre os irmãos eremitas de São Francisco de Assis, quando fez os votos de pobreza, obediência e castidade. Nessa época, andava descalço pelas ruas e dormia no chão, sem cobertas, e gostava de conversar com os moradores da região ensinando orações.

Em maio de 1807, o Papa Pio VII e 27 cardeais declararam Benedito de Filadelfo Santo da Igreja. E foi assim que ele se tornou um dos santos mais populares do mundo, principalmente no Brasil, onde boa parte da população é negra, ou, no mínimo, tem origens negras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/90537/visualizar/