Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 22 de Maio de 2011 às 21:49

    Imprimir


As autoridades sauditas prenderam neste domingo uma ativista que lançou uma campanha para desafiar a proibição que impede mulheres de dirigir no reino conservador. Em um vídeo postado na internet pela própria detida, Manal Alsharif, que aprendeu a guiar nos Estados Unidos, aparece dirigindo seu carro em Khobar. O vídeo no YouTube, postado na quinta-feira, atraiu mais de 500 mil exibições.

"A polícia prendeu Alsharif às 3h da manhã", disse Maha Taher, outra ativista que lançou sua própria campanha há quatro meses para que mulheres dirijam, a fim de aumentar a consciência sobre a questão. Um porta-voz da polícia local se recusou a comentar o assunto.

A Arábia Saudita é uma monarquia absolutista que não tolera qualquer forma de dissidência e aplica uma versão austera do Islã sunita, na qual a polícia religiosa faz patrulha nas ruas para assegurar a segregação entre homens e mulheres. No país, as mulheres não podem dirigir e devem ter uma autorização por escrito de um guardião - pai, marido, irmão ou filho - para deixar a província, trabalhar ou viajar para o exterior.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/90835/visualizar/