Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Maio de 2011 às 14:59

    Imprimir


Para amenizar os efeitos da estagnação econômica e os problemas sociais gerados com o fim da atividade garimpeira, o município de Nortelândia, no Médio Norte, desenvolve um amplo programa de geração de emprego e renda para a comunidade. O fomento à economia local é uma das prioridades da atual administração, que assumiu o comando do município com a proposta de retomar o desenvolvimento econômico e melhorar os indicadores sociais.

A criação de uma cooperativa foi uma das principais iniciativas para fomentar a atividade empreendedora local e oferecer novas oportunidades de trabalho para a população. Para conhecer de perto os projetos implantados pelo prefeito Neurilan Fraga, uma equipe da Associação Mato-grossense dos Municípios visitou Nortelândia nesta quinta-feira (19). O prefeito de Nova Brasilândia, Jamar da Silva Lima, também integrou o grupo, que conheceu os principais projetos viabilizados com o apoio da prefeitura.

A Cooperativa Mista dos Produtores do Vale do Rio Santana – Copermisa agrega a comunidade da área urbana e rural, totalizando 105 coooperados. “A cooperativa facilita o processo de comercialização da produção, diminui custos para os cooperados e reduz os trâmites burocráticos para formalização do negócio”, esclareceu o prefeito.

Criada há mais de um ano, reúne vários projetos de geração de emprego e renda. Entre eles estão o projeto Arte da Mata, que visa à confecção de bolsas e bijouterias, desenvolvido em parceria com  grupo Camargo Correia e ONG Mundaréu. Há também o projeto Ismary Jeans viabilizado através de parceria com o Instituto Mato-grossense do  Algodão. A produção de calças e bermudas atende encomenda de Santa Catarina e gira em torno de quatro mil peças mensais. É também  desenvolvido o projeto  João de Barro, que trabalha com artesanato em argila, além dos trabalhos desenvolvidos com a cadeia produtiva do leite, rapadura, entre outros.

A maioria dos trabalhadores não tinha ocupação e foram treinados para serem inseridos no mercado de trabalho. Os projetos foram viabilizados através do programa de geração de emprego, idealizado pela prefeitura, que também criou um balcão de emprego, que já gerou cerca de 300 vagas de trabalho para a comunidade local.

O superintendente da AMM, Maurício Munhoz, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Neurilan e lembrou que o gestor é um dos cinco prefeitos mais bem avaliados no estado. Ele ressaltou ainda que conhecer e divulgar projetos de sucesso desenvolvidos pelos municípios é uma das metas da diretoria da AMM. “O objetivo é fomentar a troca de experiência e disseminar boas ideias de empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social”, salientou.

Obras – Apesar da arrecadação considerada insuficiente para atender as demandas da comunidade, a prefeitura de Nortelândia investe na infraestrutura e aposta nas parcerias para viabilizar melhorias na cidade. A equipe da AMM visitou algumas obras em andamento no município, que concentra várias áreas em reforma ou construção. Aliada à criatividade, a prefeitura está conseguindo mudar o perfil local. O mini-estádio, por exemplo, inaugurado em fevereiro deste ano, foi construído com material do estádio Verdão, demolido em Cuiabá. Houve também recursos do governo do estado e contrapartida da prefeitura. O município está também investindo na reforma de praças para oferecer mais opções de lazer para a comunidade. A praça das Palmeiras, inaugurada no início deste ano, foi construída com recursos próprios. A praça Edgar de Araújo, que será inaugurada no início do segundo semestre, conta com recursos de emendas parlamentares e contrapartida do município. A prefeitura também mantém a tradição com a realização do festival de praia e da festa de Santana, entre outros eventos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/91064/visualizar/