Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Setembro de 2013 às 14:37
Por: Weverton Correa

    Imprimir


O diretor-executivo do Movimento Pró-Logístico de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira afirmou, esta manhã, em Sinop, no Fórum Brasil Central do Agronegócio, que o terminal ferroviário da Ferronorte, inaugurado pela presidente Dilma Rousseff, ontem, em Rondonópolis, "não vai amenizar muito nosso problema de escoamento da safra”. Ele disse ao Só Notícias/Agronotícias, que “o que vai melhorar vai ser o conforto, a agilidade do carregamento. Se somar a capacidade dos outros terminais ele é quase o que estão proposto no terminal de Rondonópolis”. Na visão dele o que deve acontecer agora é uma “divisão”, com caminhões indo para Rondonópolis como seguindo até o Alto Araguaia, Alto Taquari e também Itiquira.


 
Para Edeon, no modal ferroviário, “o maior está na passagem por São Paulo até o porto de Santos. Enquanto não tiver pronto o ferroanel em São Paulo, que contorne a cidade e siga em direção a Santos e resolva o problema de acesso a descida da serra do mar, não vai ter velocidade”. Ele explicou que hoje a ferrovia tem capacidade de transportar 80 quilômetros por hora, mas “está sendo utilizada pelo menos de 60 quilômetros por hora e neste trecho por São Paulo ela chega a 12 quilômetros por hora.



Isso faz com que um comboio que saia carregado de Mato Grosso, vá a Santos, descarregue e volte, seja muito maior. Então ele poderia ter com o mesmo número de comboios e máquinas”.


 
Foi inaugurada, ontem, em Rondonópolis a conclusão 260 quilômetros da malha Ferronorte (conhecida também como senador Vicente Vuolo), no trecho Alto Araguaia-Rondonópolis, além do complexo intermodal cuja expansão é de 900 campos de futebol. A estrutura é para transportar 20 milhões toneladas/ano de grãos, madeira, produtos de frigoríficos e outros. A ferrovia é operada pela ALL- América Latina Logística-. O sistema também transportará, como carga de retorno, combustível, fertilizantes e outros insumos do agronegócio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/9158/visualizar/