Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 21 de Abril de 2011 às 07:20

    Imprimir


Ascom
Ascom

Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação do município de Nortelândia, objetiva intensificar ações preventivas e de educação em saúde bucal juntos aos estudantes da rede pública municipal de ensino, bem como ações recuperadoras, visando em quatro anos, redução no índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D), garantindo melhor qualidade de vida para o público alvo.

A odontologia no município se consolida como um plano municipal de saúde, a medida em que são vários os programas em andamento que objetivam melhorar a saúde bucal da população, principalmente de crianças, jovens e adolescentes, como o Programa Sorriso Saudável, que atende a comunidade carente gratuitamente com o serviço de ortodontia, com colocação e manutenção de aparelhos para corrigir a arcada dentária.

A atual administração tem consciência dos elementos que norteiam e determinam o processo saúde doença da população e que sua solução depende do conjunto de ações que melhoram as condições de vida de todos, contribuindo assim para a valorização do ser humano, através de tratamento, prevenção e educação bucal, auxiliando na promoção da saúde pública, completando o bem estar físico, psíquico e social.

Foi constatado que o município não dispunha de um programa especifico de promoção de saúde bucal, e a população era atendida no sistema apenas com assistência odontológica curativa e que as pessoas só procuravam os serviços por iniciativa própria, e em razão dessas e outras deficiências detectadas deu-se inicio a um novo processo com vistas a integrar ações, baseadas principalmente na prevenção e educação em saúde, diminuindo assim procedimentos curativos.

Com o novo Programa de Promoção em Saúde Bucal, denominado Nortelândia Sempre Sorrindo, foi implantado o atendimento odontológico noturno para os trabalhadores diurnos, o serviço gratuito de ortodontia e este em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que identifica as crianças, jovens e adolescentes com problemas dentários e são encaminhados para tratamento.

O programa acompanha o paciente e avalia o desenvolvimento do tratamento, inclusive das gestantes antes do nascimento do filho.

São realizados exames epidemiológico anualmente, que consiste em determinar o nível de CPO-D e outras variáveis que abrangem os escolares de 6 a 12 anos de idade, avaliando assim o nível de saúde bucal e a eficácia do programa, comparando-o a outros índices apurados.

A clínica do bebê atende as crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade, que é coordenado por um cirurgião dentista, centralizando os atendimentos preventivos e curativos nos postos de saúde e na creche municipal, realizados também com as mães ou acompanhantes que são orientadas para uma higienização correta, controle dos hábitos alimentares, aplicação de flúor, entre outros.

Os alunos são deslocados do estabelecimento de ensino até o posto de saúde mais próximo, em uma van do transporte escolar e com ar condicionado.

Faz parte do programa ainda, a elaboração de uma proposta que será encaminhada para apreciação da Câmara Municipal, visando implantar no calendário escolar 01 hora/aula por semana, dedicada a assuntos de saúde. Caberá aos profissionais de saúde, como médicos, cirurgião dentista, enfermeiros, engenheiro sanitarista, psicólogo, fisioterapeuta e bioquímicos, elaborar o material didático e instruir os professores que ministrarão as aulas. Pretende-se ainda ao final de cada ano letivo submeter os alunos a avaliações para detectar o grau de aprendizado obtido em sala de aula.

Nesta semana os alunos foram encaminhados e atendidos nas unidades de saúde, e passaram por rigoroso sistema de verificação das condições de saúde da boca e assim viabilizar o atendimento necessário para diminuir os problemas existentes ou que estiverem por surgir.
 





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/94755/visualizar/