Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010

Campanha contra gripe suína vacina 40 mi de pessoas; adesão de grávidas atinge 68%

A vacinação contra a gripe A (H1N1) --gripe suína-- atingiu 40 milhões de pessoas, o que, segundo o Ministério da Saúde, corresponde a 64% do público já convocado a se imunizar. A meta é chegar a 80%.
Leia mais...

SBPT promove curso pioneiro sobre o acesso à medicamentos

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia realiza, em 30 abril e 1º de maio de 2010, o primeiro Curso de Acesso à Medicamentos, no Hotel Quality Suítes Congonhas, na capital paulista. O objetivo é propiciar aos pneumologistas os conhecimentos técnicos necessários para lidar com órgãos governamentais na requisição de medicamentos não disponibilizados pela rede pública de saúde.
Leia mais...
Lei dos remédios fracionados é desrespeitada no Brasil
Lei dos remédios fracionados é desrespeitada no Brasil

Farmácias do Brasil desrespeitam lei do remédio fracionado

Publicado em Terça - 27 de Abril de 2010

O Brasil é um dos maiores consumidores de remédios do mundo, mas muitos deles vão parar no lixo porque acabam não sendo usados. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estima que os brasileiros joguem fora cerca de R$ 20 bilhões em remédios por ano.
Leia mais...

3D causa mais fadiga visual que computador

Publicado em Terça - 27 de Abril de 2010 | por Eutrópia Turazzi

Os filmes, TVs e games 3D estão se transformando em um tremendo desconforto para uma parcela significativa da população. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, autor de três estudos sobre os efeitos do computador na visão, a exposição à projeção 3D pode aumentar em até 10 vezes a fadiga visual experimentada em frente ao micro.

 
Leia mais...

Saiba o que é Mielodisplasia

Publicado em Terça - 27 de Abril de 2010 | por Lilian Poleti Zilli

Facilmente confundida com anemia, a mielodisplasia origina-se de mutações em células-tronco da medula óssea, que são responsáveis pela formação de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas do sangue. As células apresentam anormalidade de tamanho, na forma e na organização, e se essa disfunção não for tratada pode virar uma leucemia aguda.
Leia mais...

Anvisa libera cafeína e creatina para atletas

Publicado em Terça - 27 de Abril de 2010

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu autorizar o uso da cafeína e da creatina como alimentos para atletas profissionais. Antes, as duas substâncias só eram permitidas em alguns tipos de medicamento.
Leia mais...
Anvisa libera uso de suplementos de creatina e de cafeína para atletas
Anvisa libera uso de suplementos de creatina e de cafeína para atletas

Substância que aumenta a massa muscular é liberada

Publicado em Terça - 27 de Abril de 2010 | por Robson Bonin

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (27) novas regras para alimentação de atletas que, entre outras medidas, libera a comercialização de suplementos de creatina e de cafeína no país. Até a edição da nova portaria, que será publicada até a próxima segunda-feira (3), essas substâncias eram comercializadas irregularmente para atividades de alto rendimento.
Leia mais...

Calvície atinge metade das brasileiras com mais de 40 anos. Veja o vídeo

Publicado em Terça - 27 de Abril de 2010

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar mostram que 25% das mulheres brasileiras entre 35 e 40 anos sofrem algum tipo de calvície.
Leia mais...

Nova técnica revoluciona detecção do câncer de mama

Publicado em Terça - 27 de Abril de 2010 | por Tiago Muniz/Francisco Junqueir

A tomossíntese, nova técnica de detecção do câncer de mama, será apresentada durante a Jornada Paulista de Radiologia, que acontece entre os dias 29 de abril e 2 de maio, no Transamerica Expo Center**. Trata-se de uma mamografia em 3D que elimina a superposição de tecidos, melhora a visualização dos contornos das lesões e aumenta entre 10% e 15% a detecção da doença, de acordo com estudos iniciais.
Leia mais...
Cerca de 30% da população brasileira sofre com hipertensão arterial, na terceira idade, esse índice ultrapassa os 50%
Cerca de 30% da população brasileira sofre com hipertensão arterial, na terceira idade, esse índice ultrapassa os 50%

Estimativa do IBGE aponta que país tem 17 milhões de hipertensos

Publicado em Segunda - 26 de Abril de 2010

Segundo a última estimativa de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), aproximadamente 25% da população acima de 40 anos tem pressão arterial elevada, o que representa um total de 17 milhões de portadores. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% dos óbitos com causas conhecidas. A doença atinge 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal termina.
Leia mais...