Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010

Temporão minimiza polêmica sobre reajuste de planos após novos procedimentos

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, minimizou nesta segunda-feira a polêmica sobre o possível aumento que os planos de saúde particulares devem sofrer com a inclusão de 70 procedimentos e a ampliação de consultas na cobertura básica, e disse que o importante é o atendimento integral das necessidade dos pacientes.
Leia mais...

Vacinação da Influenza A H1N1 continua para os grupos prioritários

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010 | por Jesiel Pinto

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) informa a população mato-grossense que a vacinação contra a Influenza H1N1 nos municípios continua, porém somente para os grupos prioritários que não atingiram a cobertura mínima de 80% e divulga também, dados preliminares da campanha em Mato Grosso. A Saúde do Estado alerta, ainda, que a população deverá buscar informações sobre os Postos Fixos onde a vacinação contra a H1N1 será realizada.
Leia mais...

Atividade física reduz em 60% sintomas da asma, diz pesquisa

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010

A atividade física reduz em até 60% os sintomas da asma, como tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito, segundo um estudo realizado pelo Serviço de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). De 16 episódios por mês, os pacientes passaram a apresentar seis.
Leia mais...

Histerossalpingografia: exame centenário é fundamental na investigação da fertilidade feminina

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010

Mensalmente, mulheres jovens e saudáveis têm 20% de chance de engravidar. Depois dos 35 anos, essa taxa cai para 5%. Cada vez mais os casais modernos – que vêm adiando planos de casamento e de formar uma família – se deparam com a necessidade de buscar ajuda médica para ter um filho. E um exame radiológico ‘centenário’ é justamente a ferramenta básica para se investigar a fertilidade feminina: a histerossalpingografia.
Leia mais...

Estudo: Perda de audição por ouvir música alta só é percebida aos 30 anos

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010

Jovens que ouvem música constantemente a volumes altos começam a perder a audição por volta dos 20 anos. Esses efeitos, no entanto, não são percebidos a essa idade. Os sintomas são mais percebidos quando essas pessoas chegam aos 30 anos de idade.
Leia mais...

Doentes terminais relatam em blogs seus últimos dias de vida

Publicado em Domingo - 06 de Junho de 2010

Em blogs, as pessoas costumam contar detalhes das suas vidas. Ou da sua morte. "Depois que tomei meu banho hoje, minha mãe me ajudou a me secar e me entregou meu robe: "Posso ficar com ele quando você se for?", ela perguntou."
Leia mais...
Pesquisas apontam que obesidade é responsável por complicações na gravidez.
Pesquisas apontam que obesidade é responsável por complicações na gravidez.

Obesidade crescente aumenta riscos na gravidez

Publicado em Domingo - 06 de Junho de 2010 | por Anemona Hartocollis

Cerca de uma em cada cinco mulheres é obesa ao engravidar, o que significa um índice de massa corporal de pelo menos 30 (como uma mulher de 1,65 m que pesa 81,6 kg), de acordo com pesquisadores dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças do governo federal americano. Crescentes evidências médicas sugerem que a obesidade pode estar contribuindo para as altíssimas taxas de cesariana e levando a mais defeitos de nascença e mortes de mães e bebês.
Leia mais...

Hoje tem vacinação contra gripe no Pantanal

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

Aqueles que ainda não conseguiram se vacinar contra a gripe A (H1N1) terão hoje mais uma alternativa de fácil acesso em Cuiabá. Profissionais estarão aplicando doses da vacina no Pantanal Shopping das 16h às 22 horas, em frente à entrada para o campus da Unic. Na quarta-feira passada, a Saúde resolveu estender o calendário de vacinação até o próximo sábado para todos que pertencem aos grupos prioritários de imunização.
Leia mais...

De cada quatro receitas médicas, uma é desprezada

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

De cada quatro receitas de remédio prescritas no início de um tratamento, uma não chega nem a ser comprada. Isso é o que mostra o maior estudo sobre o tema, feito nos Estados Unidos.
Leia mais...
Movimento cresce quase 26% em hospitais com baixas temperaturas
Movimento cresce quase 26% em hospitais com baixas temperaturas

Queda de temperatura aumenta o movimento nos hospitais em 26%

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

As recentes quedas de temperatura modificaram a rotina dos grandes centros de saúde de Belo Horizonte. No Hospital Infantil João Paulo II, que é referência em atendimento para crianças de até 12 anos, cerca de 240 meninos e meninas são atendidos, diariamente, com sintomas de doenças respiratórias. Há duas semanas, esse número correspondia a 190 por dia, o que equivale a um aumento de 26%. 
Leia mais...