Publicado em Domingo - 06 de Junho de 2010

Doentes terminais relatam em blogs seus últimos dias de vida

Em blogs, as pessoas costumam contar detalhes das suas vidas. Ou da sua morte. "Depois que tomei meu banho hoje, minha mãe me ajudou a me secar e me entregou meu robe: "Posso ficar com ele quando você se for?", ela perguntou."
Leia mais...

Pesquisas apontam que obesidade é responsável por complicações na gravidez.
Pesquisas apontam que obesidade é responsável por complicações na gravidez.

Obesidade crescente aumenta riscos na gravidez

Publicado em Domingo - 06 de Junho de 2010 | por Anemona Hartocollis

Cerca de uma em cada cinco mulheres é obesa ao engravidar, o que significa um índice de massa corporal de pelo menos 30 (como uma mulher de 1,65 m que pesa 81,6 kg), de acordo com pesquisadores dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças do governo federal americano. Crescentes evidências médicas sugerem que a obesidade pode estar contribuindo para as altíssimas taxas de cesariana e levando a mais defeitos de nascença e mortes de mães e bebês.
Leia mais...

Hoje tem vacinação contra gripe no Pantanal

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

Aqueles que ainda não conseguiram se vacinar contra a gripe A (H1N1) terão hoje mais uma alternativa de fácil acesso em Cuiabá. Profissionais estarão aplicando doses da vacina no Pantanal Shopping das 16h às 22 horas, em frente à entrada para o campus da Unic. Na quarta-feira passada, a Saúde resolveu estender o calendário de vacinação até o próximo sábado para todos que pertencem aos grupos prioritários de imunização.
Leia mais...

De cada quatro receitas médicas, uma é desprezada

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

De cada quatro receitas de remédio prescritas no início de um tratamento, uma não chega nem a ser comprada. Isso é o que mostra o maior estudo sobre o tema, feito nos Estados Unidos.
Leia mais...
Movimento cresce quase 26% em hospitais com baixas temperaturas
Movimento cresce quase 26% em hospitais com baixas temperaturas

Queda de temperatura aumenta o movimento nos hospitais em 26%

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

As recentes quedas de temperatura modificaram a rotina dos grandes centros de saúde de Belo Horizonte. No Hospital Infantil João Paulo II, que é referência em atendimento para crianças de até 12 anos, cerca de 240 meninos e meninas são atendidos, diariamente, com sintomas de doenças respiratórias. Há duas semanas, esse número correspondia a 190 por dia, o que equivale a um aumento de 26%. 
Leia mais...

Atividade física diminui velocidade do envelhecimento

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010 | por Patricia Zwipp

Atividade física faz com que as pessoas se sintam mais dispostas, ajuda a controlar o peso, colabora com a saúde. E a lista de benefícios aumentou. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, Estados Unidos, tende ainda a reduzir a velocidade do processo de envelhecimento.
Leia mais...

Gripe suína continua pandêmica, diz OMS

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

A diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, anunciou ontem a manutenção do alerta de pandemia nível 6 - o topo da escala - para a gripe suína, que fez 18 mil mortos desde que foi descoberta, em abril de 2009. A decisão foi tomada pelo comitê de emergência da organização, composto por 15 consultores externos.
Leia mais...

Novas regras para doação de sangue devem vetar usuário de maconha e pessoas com piercings na boca

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010 | por Felipe Maia e Diego Junqueira

O Ministério da Saúde apresentou nesta quarta-feira (2) uma proposta que pretende mudar as regras da doação de sangue no Brasil. Se forem aprovadas, as novas normas devem limitar usuários de maconha de doarem sangue e impedir definitivamente as pessoas com piercing na boca.
Leia mais...

Brasileiros obtêm células-tronco de gordura com nova técnica

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

Médicos pesquisadores brasileiros conseguiram desenvolver um método de separar, em apenas 20 minutos, usando uma centrífuga própria, células-tronco contidas em 50 mililitros de gordura. O trabalho foi publicado em uma das mais respeitadas revistas científicas internacionais da cirurgia plástica e confirmado em laboratório.
Leia mais...

Planos de Saúde terão que cumprir novas regras a partir de 2ª

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

Na próxima segunda-feira (7) entram em vigor as novas regras para os planos de saúde, estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a mudança, as operadoras serão obrigadas a incluir na cobertura básica 70 procedimentos e ampliar o limite de consultas em algumas especialidades.
Leia mais...