Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

Mercado espera redução nas estimativas de soja e milho

O mercado da Bolsa de Chicago acredita que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) vai reduzir a sua estimativa para a safra norte-americana de soja 10/11 no relatório de oferta e demanda mundial que será divulgado amanhã. Segundo levantamento da agência Dow Jones Newswires, a expectativa média dos traders é de produção de 92,67 milhões de toneladas de soja, 0,79% menos que o estimado no relatório de agosto.
Leia mais...

Conab confirma leilão de milho para Mato Grosso

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar mais um leilão de milho de 300 mil toneladas via Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) para Mato Grosso. A oferta pública ocorrerá na quarta-feira da próxima semana (15.09), conforme consta no aviso publicado pela companhia.
Leia mais...

Com preços firmes, sojicultor mantém otimismo apesar de La Niña

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010 | por Roberto Samora

Perto de começar o plantio da safra 2010/11, produtores de soja do Brasil estão mais animados com os bons preços internacionais da oleaginosa do que preocupados com eventuais prejuízos que o fenômeno climático La Niña poderá causar para a próxima colheita.
Leia mais...

Produtores de MT apostam na comercialização antecipada de soja

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010 | por Luiz Patroni

Agricultores de Mato Grosso estão apostando mais na comercialização antecipada de soja. O volume negociado entre 1º de junho e 31 de agosto é 6% superior ao que foi vendido na mesma época do ano passado.
Leia mais...

PGPAF: 23 culturas da agricultura familiar tem bônus em setembro

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

A portaria do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) foi publicada nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU). Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de agosto de 2010 e tem validade para o período de 10 de setembro a  09 de outubro de 2010.
Leia mais...
Meta é transformar Mato Grosso no 2º produtor de borracha do Brasil
Meta é transformar Mato Grosso no 2º produtor de borracha do Brasil

MT Regional incentiva cultivo da seringueira no interior do Estado

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Sandra Santhanna

Com o intuito incentivar a produção da heveicultura (seringueira) em Mato Grosso será realizada na próxima sexta-feira (10.09), em Nova Nazaré (780 km Leste de Cuiabá), uma reunião com lideranças políticas e produtores rurais sobre a cultura da seringa no Estado, no parque de exposições da cidade, às 9h.
Leia mais...

Pesquisadora da Embrapa alerta para os riscos do uso de sementes piratas

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010

Com a proximidade do período chuvoso e do início do plantio de determinadas culturas, a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Caroline Jácome Costa, faz um alerta ao produtor: a importância de se utilizar sementes certificadas. “A opção pelas sementes de qualidade superior deve ser o ponto de partida para a sustentabilidade do agronegócio. Semente pirata é um barato que sai caro. A utilização de sementes certificadas é uma questão de qualidade”, afirma.
Leia mais...

Feira do Mel começa na hoje em Sorriso

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010

Nesta quinta e sexta-feira (dias 09 e 10) será realizada a V Feira do Mel de Sorriso, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e pela Associação de Apicultores de Sorriso. A Feira será na Praça da Juventude com entrada franca para toda a comunidade. O objetivo é difundir o mel como alimento nutritivo, saboroso, saudável e 100% orgânico e sustentável.
Leia mais...

Área de arroz reduz 12% em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Leandro J. Nascimento

O último boletim da safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento apontou que a lavoura de arroz vem crescendo em produtividade, embora, a expansão da área encontre dificuldades pela falta de terras apropriadas à cultura, situadas próximas de mananciais suscetíveis a tomadas de água ou derivações para utilização na irrigação, uma vez que a maior parcela da produção vem do arroz irrigado.
Leia mais...

Preço do milho de MT para exportação apresenta alta tímida

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010 | por Alex Fama

Os preços do milho em Mato Grosso para a exportação apresentam uma alta tímida nos últimos meses. No mês de julho, a média do preço, nas cidades acompanhadas pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), foi de R$ 9,90 a saca. Já em agosto, o valor desta saca subiu para R$ 10,35.
Leia mais...