Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Terça - 11 de Maio de 2021 às 06:24
Por: Onofre Ribeiro

    Imprimir


Os caciques dos partidos políticos de Mato Grosso estão à caça de candidatos pra ocuparem as vagas de disputa que serão ofertadas em 2022: um governador, 1 senador, 8 deputados federais e 24 deputados estaduais.

Em meio ao mais profundo descrédito, os políticos estão se articulando do jeito que podem pra não perderem o poder. Ou pra montarem plataformas que preservem a velha e antiga forma de fazer a política no Estado. Nesse sentido, o que se vê são os velhos caciques e os seus envelhecidos partidos buscando se articularem na busca do poder.

É preciso entender a raiz disso. Pra obter a reeleição em 1998 para um segundo mandato, o presidente Fernando Henrique Cardoso vendeu a alma e a mãe.

A lei que possibilitou a reeleição criou as coligações gerais em todos os níveis. Com isso, os partidos morreram como fonte ideológica de vertentes da sociedade, e viraram balcão de negócios nas coligações.

Os caciques dos partidos políticos de Mato Grosso estão à caça de candidatos

Dinheiro pra lá, dinheiro pra cá, na troca de tempos no horário eleitoral gratuito e a divisão do poder depois de eleitos. Nessa divisão, valia o slogan cínico “ajudei a eleger quero ajudar a governar”.

Traduzido, isso significa a repartição da gestão entre os interesses de quem governa e os interesses menores e mais cínicos dos partidos coligados. Nada mais podre do que isto!

A pandemia deixou as pessoas em casa com tempo livre pra entenderem a podridão da política no seu sentido mais abrangente. Portanto, a pandemia mexeu na cabeça dos cidadãos. Eles querem algo novo e mais sustentável na ética, na moral, nos objetivos finais e no respeito a quem trabalha cinco meses por ano pra pagar os impostos que mantém o sistema político nacional funcionando.

Mas os políticos não mudaram, não entenderam o recado da sociedade e nem parecem dispostos a mudarem os seus métodos de montar as máquinas de poder.

A conexão entre a gestão, a política a o Estado com a sociedade mudou. As pessoas querem uma razão pra votar e não votar em quem está cuidando de candidaturas pessoais ou do próprio interesse. Os coronéis demoram muito pra entender esse novo normal, porque preferem seguir a cartilha dos velhos métodos. Não cabem mais candidatos avulsos ou os free-lancers de ontem.

Tenho acompanhado os velhos coronéis antigos e velhos coronéis da nova geração com esse discurso em velhas frases: “o povo está comigo”. Não se pode generalizar o discurso de que toda sociedade entendeu o novo normal. Mas, igualmente, a sociedade mais preparada pra pensar, não quer mais candidatos de si mesmo ou escolhidos por partidos que já estão no caixão esperando a hora do enterro.

Não vi nada sustentável até agora quando se fala em eleições de 2022. Por sustentável, entenda-se alguém que fale com a nova sociedade eu viu formar o novo normal depois da pandemia. Engana-se pensar que a pandemia foi só um evento sanitário. Foi um evento de transformação social mundial! Leia-o, quem souber ler!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/3769/visualizar/