Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 01 de Março de 2011 às 09:43
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Marcos Vergueiro/Secom-MT

Um total de 322 pessoas com históricos de roubos e furtos de caixas eletrônicos e fraudes bancárias estão no sistema de informações da GCCO da Polícia Judiciária Civil.

Rondas policiais em locais com potencial da prática de roubo de caixas eletrônicos, prisão de líderes de quadrilhas, parcerias com o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário, resultou na redução de 69% dos ataques de terminais de autoatendimento, no Estado de Mato Grosso, nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, comparados com o último trimestre de 2010.

A média dos três últimos meses do ano de 2010 foi de 17 ocorrências mensais. Os dois primeiros meses de 2011, janeiro e fevereiro, foram registrados cerca de 11 ataques, sendo cinco em janeiro. Um total de 322 pessoas com históricos de roubos e furtos de caixas eletrônicos e fraudes bancárias estão no sistema de informações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Judiciária Civil.

A delegada Ana Cristina Feldner, designada para investigar os arrombamentos às máquinas de saques rápidos, disse que polícia mudou a estratégia e vem realizando ações pontuais no âmbito preventivo e repressivo. A delegada destaca a prisão de pessoas consideradas líderes das quadrilhas como ponto forte da redução. “Estamos sempre combatendo. Não é nossa intenção deixar esses números tornar altos e sim fazer o combate diário”, disse.

Também foram realizadas reuniões com o departamento jurídico do Banco Brasil, instituição bancária mais lesada no ano passado, para adoção de medidas que dificultem a ação dos grupos criminosos.

Outra medida foi a união de forças do GCCO com todas as delegacias da Capital e Várzea Grande, na troca de informações de pessoas suspeitas de integrarem as quadrilhas que vêm agindo no Estado de Mato Grosso. Na semana passada, a equipe do Núcleo de Inteligência do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc-Sul), do Coxipó, cumpriu mandado de prisão em aberto contra Jean Rodrigues Sena do Vale, 34, fugitivo da Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), que possui 13 passagens pela polícia, todas por roubo e furto.

Jean é suspeito de participar de diversos roubos e furtos em grandes empresas e caixas eletrônicos na Capital e em Chapada. Entre os diversos crimes, o preso é acusado de fazer parte da quadrilha que assaltou a Agencia do Banco do Brasil, em Chapada dos Guimarães no ano de 2009. No confronto com a polícia, cinco bandidos morreram entre eles o comparsa de Jean, conhecido por “Vadinho.

A Polícia Militar também prendeu em flagrante dois integrantes de um grupo que assaltou o caixa eletrônico instalado em uma drogaria, na Av. Mato Grosso, em Cuiabá, no dia 09 de fevereiro. Foram apreendidos R$ 112 mil em dinheiro, dois cilindros de gás e um maçarico utilizados para arrombar o caixa.

Outra ação foi à antecipação da ação de um grupo, que se preparava para atacar um caixa eletrônico. Os investigadores da Polícia Civil chegaram até um ponto utilizado para reunião preparatória dos roubos. No local estavam seis pessoas, todas com passagem pela polícia, que quando abordadas pelos policiais entraram em contradição. Os policiais também apreenderam um veículo Fox preto com um maçarico dentro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/100606/visualizar/