Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 06 de Setembro de 2013 às 20:04

    Imprimir


O clima de decisão toma conta da última rodada dos grupos das Eliminatórias da África para a Copa do Mundo de 2014. São cinco partidas neste final de semana que colocarão frente a frente as equipes com chances de classificação em suas chaves: Tunísia x Cabo Verde; Gana x Zâmbia; Nigéria x Malaui; Camarões x Líbia e Senegal x Uganda.


 
O curioso é que as cinco seleções que aturarão em seus domínios (Tunísia, Gana, Nigéria, Camarões e Senegal) jogarão pelo empate. Todas estiveram em pelo menos um Mundial, enquanto os adversários nunca disputaram uma Copa.


 
Destes confrontos diretos sairão as seleções que se juntarão a Argélia, Egito e Costa do Marfim, já garantidas na fase final. Em outros dois grupos, seis países ainda têm chances de avançar à etapa seguinte: Etiópia, África do Sul e Botsuana, pela chave A, e Congo, Burkina Faso e Gabão, pela chave E.


 
Punições


 
Os tunisianos só não estão classificados para a fase final das Eliminatórias porque Guiné Equatorial foi punida pela FIFA por usar um jogador irregular nas duas partidas contra Cabo Verde. Desta forma, os cabo-verdianos herdaram três pontos da derrota em uma das partidas e ainda mantém esperanças.



 
O caso da Etiópia é parecido. A seleção poderia entrar na última rodada com a classificação já garantida, mas como utilizou um jogador irregular na partida em que venceu Botsuana, os etíopes foram punidos pela FIFA. A partida foi anulada e a entidade máxima do futebol concedeu a vitória por 3 x 0 a favor de Botsuana, o que recolocou o país na briga e ainda manteve as chances da África do Sul.


 
Sistema de Disputa


 
A segunda fase das Eliminatórias da África termina em 10 de setembro. Nesta etapa, as 40 seleções foram divididas em 10 grupos, com quatro equipes em cada, que jogam entre si em turno e returno. Os primeiros colocados das chaves passam para a fase seguinte, disputada no sistema de mata-mata. As cinco seleções que vencerem seus duelos garantem vaga para a Copa do Mundo de 2014.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/10254/visualizar/