Repórter News - www.reporternews.com.br
Comportamento
Terça - 08 de Fevereiro de 2011 às 06:16

    Imprimir


O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), vinculadO ao Ministério da Justiça, foi eleito o melhor órgão de defesa da concorrência do continente americano no ano passado. O prêmio foi entregue pela revista britânica especializada Global Competition Review, em cerimônia realizada na última sexta-feira em Miami, Estados Unidos.

O Cade competiu na categoria na qual sagrou-se vencedor contra a Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o Bureau da Concorrência do Canadá. "Na cerimônia, ouvi dos organizadores que eles nunca imaginavam estar premiando um órgão brasileiro, e isso dá uma ideia dos avanços na área no Brasil", afirmou o conselheiro e presidente interino do Cade, Fernando de Magalhães Furlan, que representou o órgão no evento.

O Cade também foi selecionado para disputar o prêmio da categoria de melhor aplicação da lei de defesa da concorrência do ano, referente à multa de R$ 2,3 bilhões imposta às empresas que formavam o cartel dos gases hospitalares. Nessa disputa, ficou atrás da multa de 10,2 milhões de libras aplicada pelo órgão de defesa da concorrência britânico à Reckitt Benckiser.

Para Furlan, com as melhores condições econômicas brasileiras, aumentam as possibilidades de fusões e aquisições. Isso aumentará, na opinião do presidente interino, a atuação do órgão. Para ele, no entanto, ainda existem restrições orçamentárias e de pessoal em comparação com os equivalentes em outros países. "O órgão norte-americano tem 40 pessoas para lidar com um único caso. É um número maior do que o nosso corpo de técnicos", disse.

Furlan ainda afirmou que, quando o Cade foi indicado, no início de dezembro, ele não havia confirmado presença no evento porque teria dificuldades de justificar a viagem se não houvesse uma forte chance de ganhar o prêmio, o primeiro da história do Cade. "Mas o consultor editorial da revista me ligou e me disse que, embora o prêmio só fosse definido no dia, eu teria grandes chances de receber boas notícias. Interpretei como uma grande possibilidade de ganhar", disse.

Também na premiação, a brasileira Barbara Rosenberg foi eleita a advogada do ano em direito concorrencial na categoria abaixo de 40 anos. "Foi uma grande surpresa", afirmou a advogada, procurada pela Folha. Por razões pessoais, ela não pôde estar presente à premiação. "Fui representada por pessoas da equipe e foi uma grande satisfação."

A advogada, cujo escritório lida com casos de grande relevância --como as fusões entre Sadia e Perdigão; Pão de Açúcar, Ponto Frio e Casas Bahia; e Lan e TAM--, atribuiu também ao trabalho de sua equipe a premiação, além de admitir que sua presença em seminários e organizações internacionais pode ter colaborado para sua indicação. "Sempre tivemos advogados muito capacitados no Brasil, mas uma premiação internacional como essa não era esperada", afirmou.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/102789/visualizar/