Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 07 de Janeiro de 2011 às 20:56

    Imprimir


Balanço divulgado pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) mostra que 64 detentos romperam a tornozeleira eletrônica que usavam para serem monitorados durante a saída temporária de fim de ano. Dos 23.639 presos que obtiveram o benefício, 4.635 usavam esse equipamento.

Apesar de ser questionada desde o início da semana, a SAP não informou quantos dos detentos monitorados retornaram aos presídios.

Ao todo, conforme a secretaria, 1.681 detentos (7,11%) não voltaram da saída temporária. O número é inferior ao dos que não retornaram no ano passado. Naquela época, 8,51% dos 23.331 detentos não continuaram nas ruas. A SAP considerou o balanço atual positivo.

Só os presos que cumprem pena em regime semiaberto (aquele em que o preso apenas dorme no presídio) podem obter o benefício.

Os detentos que não retornaram até a última terça-feira passam a ser considerados foragidos. Caso sejam recapturados, seu regime de punição regride para o fechado, ou seja, toda a pena será cumprida dentro da prisão.

ALERTAS

Neste ano, foi a primeira vez que o Estado de São Paulo usou tornozeleiras eletrônicas para monitorar parte dos detentos beneficiados.

Nos dez dias de benefício, a concessionária que forneceu as tornozeleiras ao Estado registrou 15.000 notificações. Isso significa que houve alguma irregularidade no sistema, por exemplo, os presos tentaram retirar a tornozeleira, o sinal do GPS do aparelho falhou ou o detento se afastou mais de 20 metros do aparelho que acompanha a tornozeleira e serve para ajudar no monitoramento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/105620/visualizar/