Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 06 de Dezembro de 2010 às 12:10

    Imprimir


O Brasil conseguirá muito antes do previsto cumprir a meta de redução do desmatamento da Amazônia em 80% até 2020, afirmou nesta segunda-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa semanal de rádio.

"Quando nós fomos a Copenhague (a cúpula do Clima) no ano passado e levamos uma proposta de diminuir as emissões de gases do efeito estufa em 39% até 2020, e nos comprometemos de diminuir o desmatamento da Amazônia em 80%, muita gente pensava que era impossível", lembrou Lula em seu programa "Café com o presidente".

Lula acrescentou que os índices de desmatamento medidos no último ano demonstram "que o Brasil vai alcançar, muito antes de 2020", a taxa de redução do desmatamento da Amazônia com a qual se comprometeu.

REDUÇÃO DE 14%

Pelos dados divulgados na semana passada pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as medições feitas pelo satélite nos últimos meses indicam que o ritmo de desmatamento amazônico entre agosto de 2008 e julho de 2009 caiu 14% com relação aos 12 meses anteriores, quando já tinha reduzido em 45%.

Para o diretor do Instituto, Gilberto Câmara, no período citado a Amazônia brasileira perdeu 6.450 quilômetros quadrados de mata, o que represente "o melhor resultado desde 1998", quando as medições começaram a ser feitas.

"Estou muito feliz porque conseguimos um grande êxito na redução do desmatamento", ressaltou o chefe de Estado em seu programa.

Para Lula, este resultado deixa lições para todos, incluído o governo brasileiro, que aprendeu que não basta proibir o corte e mandar policiais e promotores para multar, já que é necessário dialogar com autoridades locais e com as pessoas que moram na Amazônia.

O governante declarou que é possível aumentar a preservação da floresta "na medida em que se coloca à disposição de prefeitos e governadores a ajuda para que essas regiões possam desenvolver-se sem necessidade de desflorestar".

Acrescentou que ainda é possível permitir um pequeno desmatamento desde que a mesmo seja feito de forma sustentável.

"Percebemos que dessa forma todo mundo participa e que os resultados são melhores do que quando nos limitávamos a proibir e perseguir", afirmou.

Os bem-sucedidos números de redução do desmatamento conquistados pelo Brasil serão apresentados durante a fase de alto nível da cúpula sobre mudança climática em Cancún (México), que ocorre nesta semana, até o próximo dia 10.





Fonte: Efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/108711/visualizar/