Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 01 de Dezembro de 2010 às 03:33

    Imprimir


O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, defendeu nesta terça-feira que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seja anulado por conta do vazamento do título de um dos temas motivadores da redação. 

Cavalcante teve acesso ontem ao inquérito da Polícia Federal, que apontou o vazamento de um dos temas da prova.

"Esse caso é de vazamento de prova, que foi aberta antes do permitido. Por isso, a OAB vê a hipótese de anulação do exame", afirmou o presidente da OAB.

Ele afirmou que enviará uma manifestação da entidade ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pedindo a anulação da prova.

O professor Marcos Freire, do curso pré-vestibular Geo, de Petrolina (PE), disse que ao menos 30 alunos ouviram falar sobre o tema da redação antes do Enem. Alguns, inclusive, pesquisaram sobre o assunto na internet, afirmou. Freire foi quem denunciou à imprensa o vazamento.

Duas pessoas confessaram o crime e serão indiciadas sob suspeita de violação de sigilo funcional, previsto no Código Penal, podendo pegar até seis anos de prisão.

Segundo a PF, uma professora da rede municipal de ensino de Remanso (774 km de Salvador), que pertencia à equipe que aplicava provas, teve acesso ao título de um texto de apoio da redação cerca de duas horas antes da prova e ligou para o marido repassando a informação.

Após receber a informação, o marido da professora pesquisou o tema na internet e ligou para o filho em Petrolina (715 km de Recife). O estudante pediu orientação aos professores sobre como fazer a redação com o tema informado pelo pai. Eduardo Affonso Júnior, 21, foi eliminado do exame.

Um dos professores do estudante levou a denúncia à Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro. O delegado ouviu mais de 10 pessoas, fez perícias e pediu na Justiça a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos, confirmando o vazamento das informações.

O Ministério da Educação informou, na madrugada de quarta-feira (24), que não irá cancelar a prova do Enem, por considerar que não houve vazamento do exame em si, mas somente do texto motivador da redação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/109223/visualizar/