Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 22 de Novembro de 2010 às 13:00

    Imprimir


Cigarrinhas atacam na raiz do capim sugando todo seu nutriente e provocando a morte do capim.
Cigarrinhas atacam na raiz do capim sugando todo seu nutriente e provocando a morte do capim.

Uma técnica que está sendo aplicada em Nortelândia pretende diminuir a incidência da cigarrinha das pastagens ou cigarrinha da cana de açúcar, que toma conta das respectivas plantações neste período chuvoso, causando inúmeros e incalculáveis prejuízos aos pequenos produtores rurais.

Preocupada com a gravidade da situação, a prefeitura municipal de Nortelândia através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico firmou uma parceria com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura da prefeitura municipal de São José do Rio Claro, objetivando reduzir o nível biológico da praga, auxiliando no desenvolvimento sustentável da pecuária de corte e leite e também da cultura da cana de açúcar.

Depois de enfrentarem o problema da seca, os proprietários rurais se deparam com uma praga que causa enormes prejuízos, danificando as pastagens e diminuindo drasticamente os nutrientes do capim, consequentemente cai à produtividade do leite e provoca grandes prejuízos para os produtores.

As cigarrinhas são insetos sugadores dependentes de alta umidade e temperatura, o ciclo médio neste período de chuvas gira em torno de 50 a 60 dias e para controlar o nível de infestação é realizado um controle biológico por meio de um agente biocontrolador chamado “metarhizium anisopliae” aplicado tanto na pastagem como no plantio de cana de açúcar. O resultado é rápido se seguidas às instruções repassadas pelos técnicos, e o produtor passa a sentir os efeitos em menos de 15 dias, garantindo uma pastagem sadia e diminuição no prejuízo econômico que seria atingido se não fossem tomadas as medidas necessárias para conter o avanço da praga.


(da esquerda para a direita). O produtor rural Marcos Gonçalves, o Biológo Rinaldo Calheiros, o Secretário de Agricultura Jader José Borges, o Engenheiro Agrônomo Marcos Aurélio, o Secretário de Desenvolvimento Ruberley Gomes e o Engenheiro Agrônomo Daniel Souza.



O Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio, da prefeitura de São José do Rio Claro iniciou o trabalho no último dia 08 de Novembro, quando constatou in loco numa propriedade que faz parte do projeto Balde Cheio, no Assentamento Barreirão, índice altíssimo das cigarrinhas e, após a aplicação do agente biocontrolador retornou nesta sexta-feira (19.11) para conferir o resultado do trabalho implantado. Ele concluiu que o resultado é satisfatório e foi possível verificar a redução na destruição da pastagem, que impedia o rebanho de alimentar corretamente, influindo diretamente no rendimento.

“A cigarrinha retira todo o nutriente e provoca a morte do capim ou da cana, o que fatalmente leva a prejuízos enormes. Mas com essa intervenção há uma nítida queda, no entanto o produtor continua convivendo com a praga, mas num nível aceitável e sobre controle” informou Marco Aurélio.

De acordo com ele, normas da Embrapa apontam que apartir de 20 ninfa por m2, acende-se o sinal de alerta, necessitando da intervenção imediata para conter o avanço e assim garantir a rentabilidade do rebanho e vitalidade da pastagem ou cana de açúcar.

Conforme o técnico são grandes os benefícios do controle biológico, tais como, não provocar desequilíbrio ambiental, efeito residual prolongado, tende a ser mais barato que o controle químico e é especifico atuando apenas na praga.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Nortelândia, Ruberley Gomes de Resende, disse que o fato vinha preocupado a administração municipal que decidiu buscar técnicas mais baratas para o produtor rural que pudessem diminuir a incidência da praga para que ele não perdesse a rentabilidade neste período de chuvas, e adiantou que os resultados são animadores e o trabalho será seguido de perto pelos técnicos da pasta.

Estiveram presentes na propriedade piloto, o Secretário Municipal de Agricultura de São José do Rio Claro, Jader José Borges da Silva e o Biológo Rinaldo Calheiros, além do Engenheiro Agrônomo da prefeitura de Nortelandia, Daniel Oliveira Souza Lima.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/110190/visualizar/