Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Domingo - 19 de Setembro de 2010 às 01:50

    Imprimir


Apoiar a comercialização da produção do pequeno produtor e restaurar a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Esta ação poderá ajudar mais de 100 mil famílias que vivem nos 700 assentamentos espalhados pelo Estado que não têm infraestrutura para atender os agricultores familiares. Esta foi uma das propostas que o candidato ao governo do Estado pela coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, Mauro Mendes (PSB), apresentou durante debate realizado neste sábado (18.09) pela rádio Sorriso, na cidade que leva o mesmo nome (420 quilômetros de Cuiabá). Mais uma vez, o atual governador e candidato à reeleição não compareceu, evitando o confronto de ideias e propostas.

A ausência do governador foi, inclusive, a justificativa utilizada pelo candidato do PSOL, Marcos Magno, para também faltar ao debate. Em email encaminhado à redação da rádio Sorriso, o candidato alegou que não iria porque a estratégia do governador de não comparecer aos debates (já faltou a três) empobrece a discussão, porque o eleitor não tem condições de avaliar todos os concorrentes.

Mauro Mendes avaliou sua participação no debate como positiva e agradeceu o espaço cedido pela rádio, mas lamentou a falta do principal adversário. Para Mauro, esse comportamento só demonstra o despreparo do concorrente para administrar o Estado. "Nesses debates o eleitor tem condições de avaliar quais são as propostas e como o candidato se mostra preparado. Fazer promessa é fácil em programa de TV, agora o olho no olho, a franqueza do debate é que mostra quem é o mais preparado. Não podemos aceitar candidato que se esconde atrás de apoios, e atrás da máquina", defendeu.

De qualquer forma, o candidato do PSB aproveitou a oportunidade para divulgar suas propostas ao governo do Estado. Mauro frisou que o governo precisa ter como prioridade os investimentos em saúde e educação. "O governo deixou a educação de Mato Grosso chegar à 24ª colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como a quarta pior do país. Vamos investir no professor, melhorar o piso salarial, dar um notebook para cada docente, para que possam preparar melhor as aulas, melhorando assim a qualidade do ensino estadual", assegurou.

Ele anunciou também que em sua gestão vai investir fortemente em segurança pública e reinserção do preso na sociedade. Neste projeto está prevista a utilização da mão-de-obra dos detentos no Estado. Segundo Mauro, cada detento custa R$1.600,00 por mês para o governo. "Vamos levar as fábricas para os presídios. Podemos implantar fábricas de confecções, por exemplo, colocando os presos para produzir. Assim, ele aprenderá um oficio e podemos acabar com a estatística que atesta que 70% dos reeducandos voltam para o crime quando são libertados", afirmou.

Na área fiscal, Mauro disse que sua preocupação com carga tributária é grande e assegurou ser possível reduzi-la e ainda flexibilizar a burocracia. "Vamos reduzir impostos para as micro e pequenas empresas e diminuir o ICMS do óleo diesel de 17% para 12%. Isso é importante para aumentar o crescimento econômico", afirmou.

Questionado pelo mediador do debate, Luis Fabio Marchioro, que falou da disparidade na distribuição da polícia, citando que enquanto Barra do Garças tem 250 homens, Sorriso tem um efetivo de apenas 50, Mauro assegurou que vai triplicar o efetivo no Estado e priorizará os PMS nas ruas.

Durante o debate, Mauro garantiu ainda que vai trabalhar para evitar que o período de tempo seco no Estado não seja piorado com a alta incidência de queimadas. "Vamos investir em campanhas de orientação que alertem o cidadão sobre a importância de evitar e diminuir as queimadas. Campanha publicitária não pode ser apenas para promover o governo e sim para conscientizar e levar informação para a população".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/114949/visualizar/